O cartunista João Luiz Brito Oliveira, o Britvs, como ficou conhecido, morreu nesta sexta-feira, 7, aos 71 anos, em decorrência de choque cardiogênico, complicação que pode levar à falência múltipla de órgãos. A informação foi divulgada por sua filha, Lorena Advíncula Brito.

Britvs ficou conhecido especialmente por seu personagem Katteca, um peculiar indiozinho que foi destaque da página de quadrinhos do jornal O Popular durante décadas. Katteca era caracterizado por um humor ácido e politicamente incorreto.

Por meio do personagem, abordou temas políticos e sociais da região, tornando Katteca um ícone cultural goiano pelas páginas do periódico de 1973 a 2020, quando foi demitido.

Segundo Lorena, seu pai teria passado mal na madrugada de sexta-feira e foi levado ao Hospital Jardim América, em estado inconsciente e, por volta das 17 horas, não resistiu. Além de problemas cardíacos, o cartunista também sofria de diabetes, o que teria contribuído para o agravamento de sua saúde. O corpo de Britvs foi sepultado no Parque Memorial de Goiânia neste sábado, em cerimônia que contou com a presença de familiares, amigos e admiradores do trabalho do cartunista.