Três novos desembargadores tomaram posse na manhã desta segunda-feira, 27, em cerimônia realizada no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Sob comando do desembargador Carlos França, presidente do Tribunal, foram empossados Vicente Lopes da Rocha Júnior, Silvânio Divino de Alvarenga e Eliseu José Taveira Vieira.

Além dos integrantes do Tribunal de Justiça, a cerimônia contou ainda com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto. Também compareceram representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil – seção Goiás (OAB-GO), magistradas e magistrados, bem como familiares dos empossandos e outras autoridades.

Eliseu Taveira entra na vaga reservada ao Quinto Constitucional do Ministério Público Estadual. Já Vicente Lopes, naquela destinada à OAB-GO, em razão da aposentadoria do desembargador Norival Santomé. Silvânio Divino de Alvarenga, por sua vez, assume com base no critério de antiguidade, vaga aberta após aposentadoria voluntária do desembargador Fausto Moreira Diniz.

“Estou certo que os três novos desembargadores irão engrandecer o nosso Tribunal. Estão chegando em um Tribunal de Justiça Selo Diamante e certamente vão colaborar para que nossa prestação jurisdicional seja ainda mais eficiente e rápida”, observou o chefe do Poder Judiciário, desembargador Carlos França.

Quem são os novos desembargadores

Vicente Lopes

Vicente Lopes tem mais de 20 anos de carreira na advocacia e atuou nas áreas cível, administrativa e eleitoral. Entre 2015 e 2017, atuou como juiz substituto no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) na classe jurista. A partir de 2018 até sua posse como desembargador, ocupou o cargo de juiz titular do TRE-GO.

Silvânio Alvarenga

Silvânio Divino de Alvarenga é magistrado de carreira desde 1989, tendo começado como juiz na comarca de Ivolândia. Passou pelas comarcas de Crixás, Jataí, Goiás e, em 2014, chegou à comarca de Goiânia, ao assumir a 12ª Vara Cível de Goiânia. Em 15 de outubro de 2020, foi removido ao cargo de juiz substituto em segundo grau.

Eliseu Taveira

Eliseu Taveira começou a carreira como promotor de Justiça do MPGO, em 1985, na comarca de Araguacema, hoje pertencente ao Estado do Tocantins, passando também pelas comarcas de Turvânia, Colinas do Sul, Luziânia e Goiânia. Em 1995, ele ascendeu ao cargo de procurador de justiça.