O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) retotalizou, nesta terça-feira, 26, os votos das eleições de 2022, após a cassação do diploma do deputado estadual Fred Rodrigues (DC). Com isso, houve a confirmação de que ele será substituído pelo ex-prefeito de Luziânia Cristóvão Tormin (PRD).

Após esse ato da Corte, o ex-prefeito está apto a receber o diploma, que pode ser retirado a qualquer momento na Secretaria Judiciária do Tribunal. Na sequência, dependerá de decisão do presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), para tomar posse. Inclusive, Peixoto pode convocar extraordinária para isso ou colocar em pauta durante alguma provável sessão que deve ocorrer em janeiro.    

Fred Rodrigues teve o mandato cassado por unanimidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último dia 15. A relatoria da ação, que teve como autores o próprio Tormin e o ex-deputado estadual Thiago Albernaz, foi da ministra Cármen Lúcia.  

Ela votou pelo deferimento do pedido e foi acompanhada pelos demais seis ministros da Corte: Nunes Marques, Alexandre de Moraes (presidente), Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares.

Leia também: Cotado para assumir cadeira, Cristóvão Tormin já circula na Alego
STF e TSE negam liminar para o DC seguir com vaga de Fred Rodrigues na Alego; entenda