O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) divulga o cronograma do novo chamamento para os aprovados no concurso de analista judiciário do Poder Judiciário Estadual. A expectativa é de que 400 novos servidores integrem a equipe do TJGO até março de 2024. Até o momento, 220 servidores do certame realizado em 2021 foram nomeados pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França.

De acordo com o calendário do TJGO, a primeira convocação ocorrerá em novembro, com o chamamento de 75 cargos de provimento efetivo de analista judiciário – área judiciária e 125 para analista judiciário – área de apoio judiciário e administrativo. Os convocados em novembro tomarão posse no mês de dezembro. Em fevereiro de 2024, outros 75 novos analistas da área judiciária e mais 125 da área de apoio administrativo serão convocados. Esses servidores assumirão suas novas funções em março.

O chefe do Poder Judiciário estadual expressou o compromisso da gestão em modernizar e aprimorar a prestação de serviço pelo TJGO. “Nossa meta é aprimorar continuamente a prestação jurisdicional. A realização de concursos públicos se insere nesse contexto de modernização. Este ano já empossamos 62 juízes substitutos aprovados no 57º concurso e 220 servidores do certame para o corpo funcional. Além disso, recentemente publicamos o edital para um novo concurso da magistratura e um outro concurso de servidores está sendo planejado, que abrangerá os cargos de oficial de justiça, contador e analista de TI.”

Carlos França destacou que, após a conclusão deste cronograma, o TJGO terá empossado um número de servidores que supera em mais de 500% as vagas inicialmente ofertadas no edital. “A contratação dos novos servidores vai contribuir para que o Poder Judiciário goiano entregue à sociedade uma justiça cada vez mais rápida e de excelência”, falou o presidente do TJGO, agradecendo o empenho da equipe administrativa, em nome do diretor-geral Rodrigo Leandro da Silva, para o planejamento da nomeação dos novos servidores.

O diretor-geral do TJGO, por sua vez, reforçou a relevância do chamamento dos novos servidores. “O cronograma de nomeação reflete o esforço incessante da administração do TJGO, liderada pelo nosso presidente Carlos França, para ampliar e fortalecer nosso quadro de servidores. Um trabalho conduzido com muitos estudos que envolvem a análise da capacidade orçamentária e financeira a fim de atingirmos o número de servidores adequado para cada unidade do Poder Judiciário goiano”, declarou Rodrigo Leandro da Silva.

Wanessa Oliveira Alves, diretora de Recursos Humanos do TJGO, destacou o compromisso com a adaptação dos novos servidores. “O RH, em parceria com a Escola Judicial de Goiás (Ejug), está trabalhando de forma dedicada para que a integração dos servidores ao ambiente do Poder Judiciário ocorra da melhor maneira. Nosso objetivo é que se sintam acolhidos e preparados para suas novas funções.”

Convocação de candidatos para perícia médica e procedimento de heteroidentificação
O cronograma de chamamento dos candidatos abrangerá, como etapa preliminar, a fase de convocação dos candidatos aprovados nas modalidades “pessoa com deficiência – PcD” e “negro-N”, para a execução dos procedimentos de perícia médica e heteroidentificação, com previsão para realização até o dia 31 de outubro do corrente ano.

A etapa em referência foi objeto de termo de compromisso, responsabilidade e ajustamento de conduta firmado entre o TJGO e o Ministério Público do Estado de Goiás, por meio das 82ª, 53ª e 39ª Promotorias de Justiça da comarca de Goiânia, de titularidades dos promotores de justiça Heliana Godoi de Sousa Abrão, Marcus Antônio Ferreira Alves e Marilda Helena dos Santos, respectivamente.

Conforme explica o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro, a assinatura do TAC foi necessária para ajustar os percentuais de cotas exigidos pela legislação, tendo em vista a criação de novos cargos de servidores após a publicação do edital.

“Somente com a publicação da Lei Estadual nº 21.924, de 12 de maio de 2023, tivemos a criação de 400 novos cargos de servidores efetivos, sendo 250 de analista judiciário – área de apoio judiciário e administrativo e 150 de analista judiciário – área judiciária. Diante dessa situação e da oportuna provocação da promotora Marilda Helena dos Santos, da 39ª Promotoria de Justiça, a Administração do TJGO está tomando todas as providências para garantir que as candidatas e os candidatos aprovados nas cotas destinadas às pessoas com deficiência e aos negros sejam efetivamente convocados para a perícia médica e o procedimento de heteroidentificação”.

Para a realização dos procedimentos de perícia e heteroidentificação foi assinado um termo aditivo com a Universidade Federal de Goiás, responsável pela organização do certame, a qual já está tomando as providências para a devida convocação dos candidatos nos próximos dias. Em seguida, será divulgado o resultado dos procedimentos de perícia médica e heteroidentificação, com a devida composição do cadastro de reserva formado.