Servidores do Ministério Público relatam assédios frequentes, revela pesquisa

26 março 2023 às 12h07

COMPARTILHAR
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e sua fundação, a Faurrgs, revelou que 77,2% dos integrantes do Ministério Público relataram ter experimentado algum tipo de desconforto emocional.
O estudo ouviu 4.077 servidores em 26 estados e do Distrito Federal, entre membros e servidores efetivos e em cargos de comissão. Dos entrevistados, 50,1% afirmaram ter sido vítimas de assédio moral, enquanto 27,1% disseram ter sido submetidos a violência psicológica.
Com o título “Fatores Psicossociais no Trabalho e Atenção à Saúde Mental de Membros e Servidores do Ministério Público no Contexto da Pandemia de Covid-19”, ouviu servidores à época estava trabalhando em home office, avaliando o ambiente laboral como um todo. As respostas obtidas podem ter sido mais honestas devido ao distanciamento físico da repartição pública.
Segundo a pesquisa, os problemas enfrentados pelos servidores eram frequentemente ignorados, com muitos acreditando que a melhor opção era manter o silêncio para preservar um ambiente de trabalho agradável. Aqueles que foram vítimas ou testemunharam agressões psicológicas relataram sentimentos como tristeza, raiva, impotência, medo e frustração.