Na sexta-feira, 19, a Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Goiás (OAB-GO) realiza sessão extraordinária do Conselho Pleno para formação das listas sêxtuplas destinadas ao Quinto Constitucional da Advocacia. A votação ocorre na sede da Seccional Goiana, no Setor Marista, a partir das 8h30. Ao todo, 42 candidatos concorrerão ao pleito para três vagas (12ª vaga, 13ª vaga e 16ª vaga) no Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).

Processo de escolha

Serão formadas três listas, totalizando 18 nomes, uma vez que, ao serem eleitos para uma das listas, os candidatos ficam impedidos de participar das demais. Escolhidos os nomes, as listas serão encaminhadas ao TJGO que, por sua vez, forma as listas tríplices, que serão enviadas ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado. É o chefe do Executivo quem dá a palavra final e escolhe os nomes dos novos desembargadores

O Jornal Opção apurou que quatro nomes aparecem entre os mais cotados para essas três novas vagas. Em ordem alfabética: Alexandre Kfouri, Augusto Cesar Ventura, Breno Caiado e Juliana Prudente. Confira o currículo de cada um:

Alexandre Kafuri

Possui dupla graduação – em direito e em ciências econômicas – mestrado em Direito Tributário e atuou por muitos anos como professor convidado da PUC-GO. É sócio do escritório jurídico Kafuri Advogados. Chegou à lista tríplice nos dois últimos anos. Em 2020, Anderson Máximo foi escolhido, e em 2021, Vicente Lopes. Nos bastidores, Alexandre seria o nome preferido pelo Tribunal de Justiça.

Augusto César Ventura

Mestre em Direito e Políticas Públicas, professor concursado da Universidade Estadual de Goiás, lecionando Direito Tributário e Direito Empresarial. Especialista em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG /UEG. Sócio do escritório Gonçalves e Ventura Advogados Associados. Esteve na última lista tríplice. É bem relacionado com o ministro do STF, André Mendonça e tem vinculação com evangélicos.


Breno Caiado


Vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-GO para assuntos ambientais e membro da Comissão de Acompanhamento Forense da OAB-GO. Pós-Graduação em Direito Civil e Direito Processual Civil e em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Em 2009, com apenas 33 anos, foi candidato à vaga do quinto da advocacia e ficou em 1º lugar na lista sêxtupla. Em 2020 também concorreu e em 2022 retirou a candidatura.

Juliana Prudente

Trajetória dedicada ao Direito Público. Juliana ingressou na carreira de Procurador do Estado de Goiás no ano de 2003. Antes disso, ela acumulou especialização e mestrado em ciências penais pela Universidade Federal de Goiás. Integrou por 14 anos a Procuradoria Administrativa, na área de consultoria administrativa. Em 2018, assumiu como procuradora-chefe da Procuradoria Administrativa da PGE-GO e em 2019, assumiu o cargo de Procuradora-geral. Pós-graduação e Mestrado em Ciências Penais e MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria.

O que é o Quinto Constitucional

O quinto constitucional é um dispositivo que reserva aos advogados e membros do Ministério Público (MP) 20% das vagas nos Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais, Tribunais Regionais do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho. Isso significa que uma a cada cinco vagas nas Cortes de Justiça é reservada a juristas de fora da carreira da magistratura.

Confira os inscritos:

Adlai Luiz Rodrigues da Silva
Alexandre de Morais Kafuri
Ana Carollina Ribeiro Barbosa
Ana Flávia Mori Lima Cesário Rosa
Andréa Terezinha Maia Pereira
Antonia de Lourdes Batista Chaveiro Martins
Augusto César Rocha Ventura
Breno Boss Cachapuz Caiado
Clelisson Antônio da Fonseca
Clodoaldo Moreira dos Santos Júnior
Daniel da Rocha Couto
Darlene Liberato de Sousa
Dimitry Cerewuta Jucá
Diogo Augusto Mendonça Rosa
Flávia Silva Mendanha Crisóstomo
Gilmar de Oliveira Mota
Guilherme Silvério de Araújo Júnior
Jean Carlo dos Santos
João Batista Fagundes Filho
Juliana Pereira Diniz Prudente
Leandro Borba Ferreira Nascente
Ludimilla Borges Pires Adorno
Luiz Gonzaga Soares Gil
Marcelino Assis Galindo
Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior
Marcos Alexandre Batista de Castro
Marcos José de Jesus Porto
Michel Pinheiro Ximango
Paulo Roberto Balduíno Nascimento
Rildo Mourão Ferreira
Roberto Rodrigues
Robson Cunha do Nascimento Júnior
Rodrigo Mota Nóbrega
Rodrigo Ribeiro de Souza
Ronaldo Alves Lamonier
Rosângela Magalhães de Almeida
Samuel Balduíno Pires da Silva
Sônia Maria Carneiro Caetano Fernandes
Tatiana Accioly Fayad
Telmo de Alencastro Veiga Filho
Wemerson Argenta Santhomé
Wilson Azevedo dos Santos