Sem definição de nova data, a partida entre Goiás e Corinthians terá torcidas dos times. O acordo foi assinado na sede do Ministério Público de Goiás (MP-GO), nessa segunda-feira, 17. O jogo estava programado para sábado, 15, mas foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em resposta à decisão do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO).

O documento foi assinado em reunião coordenada pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Laura Maria Ferreira Bueno. Estiveram presentes o coordenador do Grupo de Atuação em Grandes Eventos de Futebol (GFUT), Diego Osório da Silva Cordeiro, o presidente do Goiás Esporte Clube, Paulo Rogerio Carvalho Pinheiro, e integrantes do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (Bepe) da Polícia Militar de Goiás e da Federação Goiana de Futebol (FGF).

“Este é um exemplo de como o Ministério Público pode atuar de forma eficaz por meio de uma articulação extrajudicial com os envolvidos, visando a garantir, de forma célere, o direito dos cidadãos ao lazer, no caso em questão, assistir ao jogo do seu clube do coração”, salientou Laura Maria. A nova decisão deve favorecer o Corinthians que pode contar com o time titular.

Anteriormente, a determinação por torcida única levou em consideração o episódio de violência registrado no primeiro turno do campeonato, realizado em 19 de junho. Naquela ocasião, torcidas organizadas do Corinthians e esmeraldinas entraram em confronto, em São Paulo. Os torcedores utilizaram fogos de artifício e barras de ferro e maneira. Ao todo, houve 17 prisões.

Devido a isso, o próprio MP-GO recomendou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que a disputa ocorresse apenas com a torcida da casa. O órgão havia atendido um pedido do BEPE, que justificava risco à segurança no estádio. No entanto, o time paulista recorreu ao STJD e conseguiu reverter a decisão.

Com a liberação, durante a manhã de sábado, várias caravanas com torcedores alvinegros saíram de São Paulo rumo a Goiânia. Entretanto, o MPGO recorreu ao TJ-GO, conseguindo o restabelecimento de torcida única. Diante desse impasse, o duelo foi adiado.