Novos integrantes do Conselho Superior do Ministério Público de Goiás são empossados

02 janeiro 2023 às 18h42

COMPARTILHAR
Os novos integrantes do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) tomaram posse dos cargos nesta segunda-feira, 2, durante evento no edifício-sede do órgão, em Goiânia.
Entre os nomes nomeados para o biênio de 2023-2024 estão: o corregedor-geral, Aguinaldo Bezerra Lino Tocantins e o corregedor-geral substituto, Vinicius Jacarandá Maciel.
Durante o evento, o procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi, apontou o papel fundamental da corregedoria no campo disciplinar, da orientação e do diálogo.
“Nossa instituição tem uma capilaridade muito grande, são muitos membros espalhados pelo estado, e há a necessidade de uma coordenação para que toda a atividade efetivamente alcance o cidadão”, assinalou.
Já o corregedor-geral recém-empossado do MP-GO, Aguinaldo Bezerra Lino Tocantins, lembrou a importância da função de orientar e fiscalizar, e frisou “a força, representatividade e credibilidade” que a instituição recebe da sociedade em geral.
“Importante relembrar que o princípio da transformação social, consagrado no artigo 3º da Constituição de 1988, integra a própria concepção de Estado Democrático de Direito e, por isso, deve orientar as instituições de acesso à Justiça como o Ministério Público”, disse.
A conselheira empossada Laura Maria Ferreira Bueno, por outro lado, destacou, em sua fala, que a nova composição possui maioria de mulheres.
“Arrisco a dizer que é a primeira vez na história do Ministério Público que isso acontece”, disse a procuradora de Justiça, ao ressaltar que novos integrantes cumprirão suas funções com harmonia, respeito e dedicação.
Prefeito
O prefeito Rogério Cruz marcou presença no evento, a fim de reforçar a relação entre os poderes.
“Quem ganha com a boa relação entre o Executivo municipal e o Ministério Público de Goiás é a população. Existe uma parceria harmônica e colaboração do MP, por meio dos promotores e promotoras, com a gestão”, afirmou Rogério Cruz.
Conselho
Passam a integrar o CSMP as procuradoras de Justiça Eliane Ferreira Fávaro, Laura Maria Ferreira Bueno, Márcia de Oliveira Santos e Yara Alves Ferreira e Silva, e o procurador de Justiça Deusdete Carnot Damacena.
O procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi, que integra o conselho na função de presidente, e o corregedor-geral, procurador de Justiça Aguinaldo Bezerra Lino Tocantins, são membros natos do CSMP.