MPGO apura suspeita de grilagem em terrenos na divisa de Goiás com a Bahia
16 novembro 2023 às 19h06
COMPARTILHAR
O Ministério Público de Goiás (MPGO) investiga suspeitas de grilagem de terrenos na divisa entre o Estado da Bahia e Goiás após um grupo de produtores rurais fazer uma denúncia ao procurador-geral da Justiça Cyro Terra Peres.
As informações foram divulgadas pela revista Veja, nesta quinta-feira, 16. O Jornal Opção entrou em contato com o MPGO para saber mais detalhes sobre o assunto, mas ainda não obteve resposta.
A representação citaria personagens já conhecidos da Justiça baiana, por realizarem registros emitidos por cartórios na Bahia para pleitear uma propriedade de lotes em Goiás. A revista destaca que esse novo alerta trouxe preocupações entre os promotores goianos.
O caso em análise envolve os proprietários da Fazenda Passagem Funda. O terreno é uma área rural na Bahia com limites devidamente auditados e averbados em cartório no município de Santa Maria da Vitória (BA).
Conforme os denunciantes, nos últimos meses, os donos iniciaram o desmembramento da matrícula da propriedade em tamanhos próximos a 2,6 mil hectares. Essas extensões de terras são semelhantes às áreas de um loteamento próximo, chamado de Cabeceira Ribeirão do Prata, mas localizado no território goiano.
No entanto, os grileiros baianos estariam visando a sobreposição de áreas pertencentes a um grupo de produtores goianos. Esse loteamento é legalmente titulado pelo governo de Goiás, pelo INCRA e IDAGO. Entretanto, o terreno fica a cerca de 20 a 30 quilômetros da fazenda em terras baianas, isto é, áreas distintas e localizadas em Estados totalmente diferentes.
Leia também: Grilagem de terras: mais três pessoas são baleadas em comunidade tradicional no norte da Bahia
Empresário suspeito de chefiar esquema de grilagem em Formosa é preso no RS