Juiz manda recontar votos, anula chapa do PRTB e dá posse a novos vereadores em Goiânia
09 setembro 2022 às 17h13
COMPARTILHAR
O juiz Vicente Lopes da Rocha Júnior, do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), determinou, nesta sexta-feira, 9, a recontagem dos votos da segunda zona eleitoral, a anulação da chapa do PRTB e a posse de novos vereadores na Câmara de Goiânia. Conforme a decisão, os parlamentares Santana Gomes e Bruno Diniz terão os mandatos cassados e substituídos por candidatos de outros partidos.
O magistrado ordenou ainda que seja refeitos os cálculos dos respectivos quocientes eleitoral e partidário. A chapa do partido foi questionada, após a eleição, pelo PSL e pelo então candidato a vereador Fabrício Rosa, atual candidato a deputado estadual pelo PT. O PRTB condenado por registrar candidaturas “laranjas” de mulheres nas eleições de 2020, em Goiânia.
Por cálculos preliminares, Paulo Magalhães e Igor Franco devem tomar posse como vereadores, no lugar de Santana e Diniz. Em 2020, Magalhães concorreu pelo DEM (atual, União Brasil) e Franco pelo PROS. Nestas eleições, Igor Franco é candidato a deputado federal, pelo PRTB. Por essa legenda, Santana Gomes disputa uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Se não for eleito, ficará por dois anos sem mandato.