A eleição para o Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO) foi suspensa e não possui previsões de novos pleitos até o momento. A mudança é fruto da decisão da Justiça Federal, que impediu a realização do pleito virtual para escolha dos novos conselheiros nesta sexta-feira, 3.

Segundo o conselheiro regional Renerson dos Santos, as eleições foram suspensas em Goiás e em outros 18 estados, além do Distrito Federal. “[A suspensão] não é só em Goiás, é no Brasil todo”, afirmou. Apesar da suspensão, o processo presencial segue normalmente em sete estados: Amapá, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Roraima. Questionado sobre eleição presencial em Goiás, Renerson afirmou que ainda não possui informações sobre o caso.

A decisão, do desembargador federal Gustavo Soares Amorim, ocorreu após a constatação de irregularidades no processo eleitoral anterior, promovido pela gestão do Conselho Federal de Odontologia (CFO). A liminar foi expedida após a intimação da organização, ocorrida na noite desta quinta-feira, 2, às 22h29. A informação foi revelada com exclusividade pelo Jornal Opção ainda no dia 2.

A organização destacou ainda que não existe nenhuma ação judicial contra os conselhos regionais, uma vez que a organização e a definição das eleições são de competência exclusiva do CFO.

Leia também: Município de São João d’Aliança faz acordo com MP-GO para encerrar lixão