Desembargadora Beatriz Figueiredo se aposenta após 25 anos no Judiciário de Goiás

02 outubro 2025 às 10h12

COMPARTILHAR
A desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, única mulher a presidir o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), anunciou sua aposentadoria nesta quarta-feira, 1º, encerrando 25 anos de carreira no Poder Judiciário. O pedido de aposentadoria voluntária foi assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim.
Atualmente, Beatriz era Decana do TJGO e integrava a 4ª Câmara Cível, a 2ª Seção Cível e o Órgão Especial, como membro permanente. Presidiu o TRE-GO entre maio de 2008 e maio de 2009, sendo a primeira e única mulher a ocupar o cargo. Também foi vice-presidente e corregedora da Corte eleitoral.
Natural de Goiânia, Beatriz formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1977. No ano seguinte, ingressou no Ministério Público de Goiás como promotora, chegando ao cargo de procuradora de Justiça. Em 2000, foi nomeada desembargadora pelo quinto constitucional destinado ao Ministério Público.
Ao longo da carreira, destacou-se pelo pioneirismo e protagonismo feminino. No TJGO, foi a primeira mulher a ocupar a função de corregedora-geral da Justiça, presidiu a Comissão de Informatização e o Comitê Gestor de Investimentos em Tecnologia e Informática, além de coordenar a implantação da primeira etapa do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Nas redes sociais, colegas e amigos elogiaram sua competência, elegância e legado, destacando seu conhecimento jurídico e postura exemplar ao longo da trajetória.
Leia também: Gilberto Marques é empossado presidente do Tribunal de Justiça de Goiás