A advogada especialista em Direito Processual Civil Sônia Caetano Fernandes lidera a chapa Sororidade, uma das inscritas para concorrer à direção da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica em Goiás (ABMCJ-Goiás). A candidata a vice-presidente é Renata Caciquinho. A chapa tem o apoio da atual presidente da instituição, Larissa Bareato, que inclusive integra a chapa como candidata ao Conselho Deliberativo. A eleição está prevista para acontecer no dia 7 de dezembro.

Ao Jornal Opção, Sônia destaca que o objetivo da chapa é fortalecer a união das mulheres de carreira jurídica. “Assim como o significado do nome da nossa chapa, queremos fortalecer a união das mulheres de carreira jurídica, baseada na empatia e no companheirismo, buscando a realização de objetivos em comum, conquistando mais espaço e realizando nossas missões institucionais”, diz Sônia.

Sônia explicou que entre as propostas da chapa estão a implementação de comissões temáticas na associação em Goiás, como da Mulher Empreendedora, da Mulher na Política, da Mulher nas Carreiras Públicas, da Mulher no Agronegócio. Integra a proposta a criação de subcomissões no interior do Estado.

Também faz parte das propostas a ampliação do desenvolvimento científico, implementando rodas de estudos e planejamento de seminários. Além disso, caso sai vitoriosa, a chapa quer a ABMCJ-Goiás participando ativamente junto às ONGs de âmbitos regional, nacional e internacional.

Outra pauta é a mulher da carreira jurídica se desenvolvendo na ciência e pesquisa. “Para tal, nossa proposta é implementar rodas de estudos, realizar seminários e a fomentação de grupos de leituras periódicos”, frisa.

Com o objetivo de fomentar ações filantrópicas, voluntariado e de desenvolvimento social de forma geral, Sônia fala que é necessário propor parcerias com organizações não governamentais, entidades filantrópicas, associações sem fins lucrativos e afins, que comunguem dos valores e missões delas.

Com o apoio da atual presidente, ela propõe a valorização de todos os avanços das últimas gestões e trabalhar para construir ainda mais. “Com essa visão e respeito, buscaremos a ampliação da nossa atuação e a adesão de mais mulheres de carreira jurídica que possam somar com a nossa associação”, pontua.