Marginal Botafogo deve ser completamente liberada ainda nesta segunda-feira, 4
04 novembro 2024 às 11h20
COMPARTILHAR
A Secretaria de Infraestrutura de Goiânia (Seinfra) informa que a Marginal Botafogo deve ser completamente liberada ainda nesta segunda-feira, 4. As obras para reparar danos causados por chuvas intensas terminaram no último domingo, 3, e as vias parcialmente interditadas irão receber camada asfáltica e serão reabertas. O trânsito segue em meia pista no trecho entre a Avenida A e a Rua 243 até o final da tarde de hoje.
No dia 27 de outubro, uma forte chuva alagou as duas vias da parte inferior da Marginal Botafogo, arrastou veículos e causou danos à estrutura de um dos viadutos. No dia 29 de outubro, a Seinfra anunciou uma interdição parcial de parte da via para obras de recuperação, que durariam, no máximo, até 15 dias, entretanto, foram concluídas em apenas dez.
A Seinfra realizou contenção do processo erosivo e reparo do gabião entre o Complexo Viário Mauro Borges (Avenida A) e a Rua 243. Além disso, foram feitas intervenções preventivas em outros três pontos da Marginal. As manutenções foram realizadas nas proximidades da ponte da Rua 21, na região do Viaduto da Moda, e entre o Complexo Viário Jamel Cecílio e a Avenida Segunda Radial.
A Seinfra informa que são feitos monitoramentos rotineiros ao longo da via e que intervenções para manutenção são feitas logo que se percebe a necessidade. Limpeza e desassoreamento do córrego também são feitos regularmente.
A Marginal Botafogo começou a ser construída na década de 1990 com o objetivo de desafogar o fluxo de veículos direcionados ao centro da cidade. São cerca de 14km de extensão, com duas faixas em cada sentido, cruzando pontes e viadutos. Nos últimos três anos, foram feitas obras de contenção de erosão, reforço dos barrancos, aterro das calçadas, remoção de entulhos e recuperação de uma galeria pluvial, entretanto, os danos seguem aparecendo com o início do período chuvoso.
Vale ressaltar que existe um Plano Diretor de Drenagem Urbano sendo elaborado para o município de Goiânia, justamente com o objetivo de melhor gerir os fluxos d’água durante as chuvas. O Plano ainda não se encontra em fase de aplicação plena, o levantamento inicial foi concluído ainda no primeiro semestre deste ano.
Leia também: Após fortes chuvas, trechos da Marginal Botafogo são parcialmente interditados
Chuva deixa veículos presos e motociclistas ilhados em Goiânia; vídeo