O secretário de infraestrutura de Goiânia, Alexandre Garcês, disse que a Prefeitura de Goiânia concluiu as obras no trecho dois do BRT (que vai do terminal Recanto do Bosque até o Terminal Isidória) no último dia 31 de maio. Segundo o gestor da pasta, o início das atividades no trecho depende de adaptações que a Rede Mob vai realizar nas estações. O consórcio informou à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) que a previsão para início das atividades no trecho é para agosto. 

Em entrevista ao Jornal Opção, Alexandre Garcês conta que as obras do trecho dois foram concluídas no dia 31 de maio, quando encerrou o contrato da construtora que estava à frente da construção da linha de quase 17 km. Segundo o secretário, após essa data só foi preciso realizar a construção de uma calçada na estação do Ipasgo, que já foi concluída. 

A partir da conclusão das obras no trecho, a Seinfra passou a responsabilidade para a Comissão de Transportes Coletivos (CMTC) que, por sua vez, entregou a obra para a Rede Mob, que reúne cinco concessionárias. O consórcio “optou por fazer algumas melhorias nas estações”, afirma o Garcês, que colocou a previsão para início do funcionamento da linha para o final de agosto. 

Leia também: Depois de 10 anos e 10 adiamentos, obras do BRT podem ficar prontas em fevereiro

Após 9 anos, BRT de Goiânia deve iniciar operação em 2024; entenda ‘cabeça de burro’ enterrada nas obras

Em nota, a CMTC diz que as obras das 31 estações sob responsabilidade do consórcio tiveram início no dia 27 de maio “com previsão para entrega no final de agosto”. A Comissão conta que serão realizadas as instalações de portas automáticas, bloqueios de acesso, sistema inteligente de transporte, mobiliário, entre outras medidas para conforto e segurança do usuário. 

Nova licitação

O titular da Seinfra conta que, atualmente, existe processo licitatório aberto para definir os responsáveis por dar sequência às obras no trecho um do BRT. Essa parte da linha vai do Terminal Isidória até o Terminal do Cruzeiro, e possui pouco mais de quatro quilômetros de extensão. “Isso estava travado há mais de um ano”, explicou. 

Segundo o secretário, após parceria com a Caixa Econômica Federal, com o intuito de “resolver todas as pendências de projeto e de orçamento”, o processo foi destravado e a licitação está em andamento. O titular da Seinfra afirma que a publicação do edital do processo licitatório deve acontecer em breve, e as obras se iniciam em até 60 dias.