Governo Federal quer implantar trem com passageiros de Luziânia à Brasília

30 janeiro 2024 às 09h16

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Uma minuta de proposta elaborada pelo Ministério dos Transportes recebeu 246 contribuições em consulta pública aberta a cidadãos e organizações. Finalizada no fim de janeiro, a consulta avaliou a implantação de trens para passageiros entre Brasília-Luziânia, no Distrito Federal, além de outros 5 trechos pelo país. A malha ferroviária de Goiás é composta pela Ferrovia Norte-Sul (FNS), que corta o estado realmente de norte a sul, gerando o potencial da criação de novas ferrovias a partir desta, ramificando-se para o interior a malha ferroviária.
Segundo o Ministério dos Transportes, seis pontos com possibilidade de implantação passariam por sete unidades da Federação, sendo cinco deles dentro do próprio estado. A ligação interestadual ficaria por conta do trecho Brasília (DF)-Luziânia (GO). Segundo a última Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (PMAD) de Luziânia, de 2017, quase 10 mil moradores de Luziânia trabalham no Distrito Federal, por exemplo, e fazem esse deslocamento cotidianamente.
Além de Goiás, os trechos cortam do Rio Grande a Pelotas, no Rio Grande do Sul; Feira de Santana a Salvador, na Bahia, Itapecuru a São Luiz, no Maranhão e Sobral a Fortaleza, no Ceará.
A expectativa do Governo Federal é lançar ainda neste ano a estruturação do Plano Nacional de Ferrovias, por meio da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário. O transporte de passageiros em trens está em fase de análise pela equipe técnica, que estuda as contribuições recebidas dentro da minuta de proposta. No fim, será apresentado e submetido à Presidência da República o decreto com a versão final do projeto.
A Política Nacional de Transporte Ferroviário de Passageiros busca ações em dois pontos, com a ampliação da operação na malha ferroviária já existente e com o desenvolvimento da infraestrutura que já é usada para o transporte de carga. Atualmente, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o transporte de passageiros em trens no país conta com 1.534 km para trens regulares e 2.171 km para trens turísticos, históricos e culturais.
Retomada da malha ferroviária
A implementação da Política de Transporte Ferroviário de Passageiros marca ainda a retomada de um projeto de integração nacional por estradas de ferro. Após um próspero período no século 19, o país viu uma regressão nesse setor ao longo das décadas. O resgate do setor é fundamental para equilibrar a matriz nacional de transportes e garantir mais possibilidades de desenvolvimento e de promoção do bem-estar para a população.
“É uma demanda histórica do país, e uma real necessidade da população, ter linhas dedicadas ao transporte de pessoas, uma opção mais sustentável, segura e menos poluente. Hoje, nossa malha ferroviária é voltada quase que totalmente ao transporte de cargas”, afirmou o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.