O Governo de Goiás e o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag) lançaram, nesta sexta-feira, 6, as obras de pavimentação das rodovias GO-178 e GO-180. A solenidade foi realizada em Jataí e contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB), do vice-governador Daniel Vilela (MDB), do presidente da Faeg, José Mário Schreiner, e do presidente do Ifag, Armando Rollemberg, além de autoridades locais e produtores rurais.

As intervenções fazem parte do Termo de Cooperação 001/2025 firmado entre o Ifag e o Estado, que adota um modelo considerado mais ágil de contratação, unindo gestão privada e controle público. Segundo o Ifag, máquinas e operários já estão em campo menos de 70 dias após a assinatura do acordo — enquanto processos tradicionais poderiam levar até três anos.

Na GO-178, a primeira etapa prevê a pavimentação de 38,8 quilômetros entre a BR-364 e a GO-306, com prazo de 21 meses e investimento superior a R$ 116 milhões. Um segundo trecho, de 46,5 km, será iniciado em 2026. Já a GO-180 terá 32,88 quilômetros asfaltados entre os entroncamentos da GO-467 e GO-306. O investimento é de R$ 123 milhões, incluindo a construção de uma ponte de 60 metros sobre o Ribeirão Ponte de Pedra, o que eleva o prazo para 31 meses.

Para o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, o novo modelo busca reduzir a morosidade do setor público e devolver rapidamente ao produtor os recursos recolhidos ao Fundeinfra. “O resultado concreto está aí, materializado no lançamento dessas duas obras – e de várias outras que virão em breve”, afirmou.

O presidente do Ifag, Armando Rollemberg, destacou o caráter inovador do modelo e atribuiu sua viabilidade à confiança no governador Ronaldo Caiado. “As máquinas estão em campo em tempo recorde. Goiás tem pressa, e esse formato de obra, com qualidade, rapidez e preço justo, será referência para o Brasil”, disse.

Outras frentes

Além das GOs 178 e 180, o Ifag será responsável pelas pavimentações das rodovias GO-461, GO-206 e GO-220, todas na Região Sudoeste. Os investimentos somam R$ 1,145 bilhão.

A GO-461, com 52,35 km, deve ter as obras iniciadas em outubro. Já a GO-206 (68,37 km) e a GO-220 (45,20 km) devem começar em 2026, após o período chuvoso. O governo também convidou o Ifag a assumir outras cinco rodovias, o que pode elevar o investimento em mais R$ 400 milhões.

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