Imortalizado na política, Iris Rezende completaria 90 anos nesta sexta-feira

22 dezembro 2023 às 12h53

COMPARTILHAR
Imortalizado não só na história de Goiânia e Goiás, mas também de todo o país, Iris Rezende Machado (MDB) completaria 90 anos hoje, sexta-feira, 22. Com quase 70 anos de carreira, poucos podem dizer que dedicaram a vida à política. Também é possível contar nos dedos aqueles que chegaram perto da experiência ele acumulou em vida.
De líder estudantil na década de 1950 perseguido pela Ditadura Militar até ministro dos governos José Sarney e Fernando Henrique Cardoso. Também acumulando passagens no Governo estadual, Senado Federal e até uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Talvez o cargo de maior destaque de Iris seja prefeito de Goiânia.
Cassado pelos militares em seu primeiro mandato como gestor da cidade no final da década de 1960, o político ainda teve mais três mandatos antes de se aposentar. Quase 40 anos depois, ele voltou a ser eleito prefeito em 2004 e depois foi reeleito em 2010. A última passagem ocorreu entre 2017 e 2020.

Pelas redes sociais, a filha Ana Paula Rezende Craveiro agradeceu as homenagens que recebeu pelo aniversário do pai. Ela também ressaltou que o dia de alegria e festa agora é de lembrança e saudade. “Homenagens são como recompensas a todo o amor que meu pai sempre dedicou ao povo”, escreveu.
Ana Paula e a irmã Adriana Rezende também estiveram em uma homenagem para o pai realizada em Catalão. Com a presença do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o novo Colégio Estadual da Polícia Militar recebeu o nome de Iris Rezende Machado. “Uma escola linda”, pontou Ana Paula.
“Imortalizar o nome de Iris Rezende em uma obra como essa é algo que o dignifica”, disse Caiado, em discurso durante o evento de homenagem. “Porque um padrão de excelência como esse é o que ele gostaria de ver instalado em todos os colégios de Goiás”, afirmou.
