O Exército da Rússia despejou no último de sábado, 11, bombas de termite, conhecidas pela capacidade de derreter a carne das vítimas, sobre a cidade de Vuhledar (Ucrânia), uma cidade localizada ao leste do País e que detém grande produção de carvão. Ela fica a cerca de 90km de Bakhmut, onde russos e ucranianos travam intensa batalha.

A Rússia continua a usar táticas brutais no leste da Ucrânia, mas no sábado as forças de Vladimir Putin enfrentaram seu dia mais mortal desde o início da guerra, em 24 de fevereiro do ano passado, perdendo mais de 1.000 homens em 24 horas. Moscou também perdeu oito tanques, sete veículos blindados, quatro canhões de artilharia e quatro sistemas de defesa aérea, de acordo com o “Sun”.

A Rússia usou repetidamente as munições “carnívoras” no início da guerra, mas agora está voltando às suas velhas táticas para quebrar o impasse na região. Assista ao ataque contra Vuhledar:

O termite, uma mistura de pó de metal e óxido de metal, é usado na fabricação de bombas incendiárias. Ele queima a temperaturas de mais de 2.400°C, sendo tão quente que pode queimar aço e concreto. Se entrar em contato com a carne humana, pode derreter até o osso.

A Human Rights Watch descreveu as armas como algumas das “mais cruéis” do arsenal russo, dizendo que elas causam “sofrimento humano imediato e vitalício”.

As bombas de termite são disparadas por lançadores de foguetes terrestres russos.