Com a missão de desburocratizar e acelerar a contratação de mão de obra para os milhares de postos de trabalho abertos em todo o estado, o Governo de Goiás lança o aplicativo “Minha Vaga!”. A nova ferramenta será apresentada ao setor produtivo goiano nesta quinta-feira, dia 23 de novembro, às 8 horas, na sede da Fecomércio.

Desenvolvido pelo Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), sob a coordenação do Goiás Social, por meio da Secretaria da Retomada, o aplicativo é leve, para rodar em qualquer tipo de celular, e de navegação simples. Entre outras vantagens, o app estende o serviço a todos os municípios goianos, já que tem processo totalmente online e pode ser usado em municípios que não contam com unidades físicas do Sine.

“A ideia do aplicativo é justamente apresentar mais uma ferramenta que nos ajude a fazer essa conexão entre quem tem as vagas de emprego e quem está em busca de uma oportunidade de trabalho, facilitando todo esse processo”, explica a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

A nova plataforma promete ainda maior eficiência na intermediação de mão de obra, com capacidade para identificar a melhor vaga para o perfil do trabalhador que procura por uma oportunidade, e vice-versa. Além disso, o aplicativo mostra ao candidato a localização das vagas, uma funcionalidade que deve reduzir a evasão a entrevistas de emprego e também a desistência durante o período de experiência após a contratação.

Em breve, o “Minha Vaga!” vai contar com um sistema de georreferenciamento para notificar as vagas de emprego disponíveis na região e no perfil do candidato que tiver o app baixado no celular. Já as empresas com vagas cadastradas terão acesso a uma área de trabalho onde poderão selecionar e avaliar os currículos com praticidade.

“Observamos as dificuldades do trabalhador em ser contratado e em permanecer no emprego, e com o aplicativo ‘Minha Vaga!’ estamos resolvendo todas elas. O trabalhador agora não vai precisar sair de casa pra chegar no último estágio de uma contratação e em uma vaga que é ideal pra ele”, explica César Moura, secretário de Estado da Retomada.

O app “Minha Vaga!” está disponível para IOS e Android, totalmente gratuito. Após uma fase de testes e ajustes, a ferramenta já está com mais de 2 mil vagas disponíveis por meio do Programa Mais Empregos.

Geração de empregos

Seguindo a determinação do governador Ronaldo Caiado de fazer do emprego a principal política pública de assistência à população vulnerável, a Secretaria da Retomada vem reforçando a empregabilidade em Goiás com intermediação e capacitação de mão de obra. De agosto de 2020 até 2022, 180.081 vagas de emprego foram oferecidas por meio do Programa Mais Empregos. Nesse mesmo período, foram realizados 362.297 encaminhamentos para preencher as vagas.

A qualificação profissional gratuita foi reforçada tanto para incentivo ao micro empreendedorismo como para atender as necessidades do mercado formal de trabalho. De outubro de 2021 a outubro de 2023, 67.322 certificados de capacitação profissional foram emitidos pelos Cotecs para trabalhadores goianos.

Leia também: