Em discurso nos EUA, Caiado volta a defender autonomia e concorrência para estados

14 maio 2024 às 14h40

COMPARTILHAR
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) voltou a defender mais autonomia para os estados durante o “Lide Brazil Investiment Forum”, em Nova York, nos Estados Unidos. O chefe do Executivo goiano participou de uma mesa no fórum sobre investimentos internacionais, composta apenas por governadores brasileiros. Ao mesmo tempo, também destacou os pontos positivos de sua gestão, como o equilíbrio fiscal.
“Cada estado tem as suas características, não adianta você implantar uma metodologia única”, disse Caiado, em discurso no fórum empresarial. O governante goiano ainda aproveitou para defender a concorrência fiscal entre as unidades federativas brasileiras.
“Dentro do que a Constituição Federal (CF) prevê, temos o direito concorrente e acredito que precisamos usar isso mais. Eu tenho usado bastante, com várias leis minhas aprovadas sendo discutidas no Supremo Tribunal Federal (STF). Chegamos em um ponto que não podemos ficar esperando uma decisão por anos enquanto trava capacidade produtiva do seu estado, ninguém suporta essa situação e ela precisa ser enfrentada”, defende Caiado.
Caiado ainda aproveitou para elogiar os governadores brasileiros, ele disse que essa é a melhor “safra” de governadores que Brasil já teve. Também estiveram presentes os governantes: Wilson Lima (Amazonas), Renato Casagrande (Espírito Santo), Mauro Mendes (Mato Grosso), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), Romeu Zema (Minas Gerais), Helder Barbalho (Pará), Ratinho Jr. (Paraná) e Cláudio Castro (Rio de Janeiro).
O governador também aproveitou para mostrar que criou um ambiente propício para atrair investimentos para Goiás. Questões como equilíbrio fiscal, segurança pública e reformas administrativas e previdenciárias foram vitais para atingir esse patamar. Em seguida, ele convidou os empresários presentes para investir no estado.
“Falo para vocês empresários, os únicos dois setores que não deram certo em Goiás foram o da vigilância particular e o da blindagem de veículos, o restante está aberto e eu quero a presença de todos para investir aqui nosso estado”, frisa Caiado, no final de sua fala.
Leia também:
Caiado conversa com marketeiros e empresas de pesquisa visando campanha presidencial
Encontro de Caiado e Zema em Goiânia aumenta sinais para 2026