O prazo para pagamento da segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa nesta segunda-feira, 06, em Goiás. Conforme divulgou o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), o boleto não vencido pode ser consultado no próprio site do órgão. A tabela com o calendário completo para pagamentos do IPVA em 2023 pode ser consultada no site da Secretaria de Estado de Economia.

Veículos com a placa de final um devem pagar a parcela até hoje, segunda-feira, 06, enquanto placas com final dois na terça-feira, 07; final três na quarta-feira, 08; final quatro na quinta-feira, 09; final cinco na sexta-feira, 10; final seis no dia 13; final sete no dia 14; final 8 no dia 15; final nove no dia 16; e final zero até o dia 17 de fevereiro. 

Em 2023, o calendário de pagamento do IPVA permitirá que o valor seja quitado em até dez parcelas, com exceção dos veículos com final da placa um e dois que serão em nove parcelas. Na questão de descontos, o Governo de Goiás não cobrará o imposto de veículos com mais de 15 anos de uso; para pessoas com deficiência; ônibus ou micro-ônibus para turismo; para uso escolar; ou que seja novo no ano de 2023 e adquirido em uma concessionária goiana.

Ainda terão descontos os participantes do programa Nota Fiscal Goiana que podem deduzir de 5% a 10% do valor com base nas compras feitas com CPF na nota. Além de veículos populares com potência de até mil cilindradas e motocicletas de até 125 cilindradas, sem infrações de trânsito no último ano, que podem ter 50% de desconto. 

Caso o boleto esteja vencido, é necessário acessar o site da Secretaria da Economia para emitir o Documento de Arrecadação.