Nível de vazão do Rio Meia Ponte é o melhor dos últimos anos apesar da falta de chuvas
23 julho 2022 às 09h45
COMPARTILHAR
Apesar da região metropolitana de Goiânia estar a mais de 65 dias sem chuvas, o Rio Meia Ponte segue com uma vazão de 8,8 mil litros por segundo, o melhor cenário do período nos últimos anos. Os dados são do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Entretanto, mesmo o cenário mais positivo durante o período de estiagem, a Semad mantém as fiscalizações nas bacias da região e alerta a população para o uso consciente dos recursos hídricos. A Saneago também intensificou as campanhas de conscientização para que as pessoas colaborem e evitem o desabastecimento de água.
Com base na escala da Cimehgo para a segurança de vazão do Meia Ponte, o rio está no nível 2, de Alerta, com uma vazão igual ou menor que 9 mil litros por segundo. Para que alcance a melhor classificação, o escoamento precisaria bater 12 mil L/s e para alcançar a situação mais crítica, a vazão precisa ser igual ou menor que 2 mil L/s.