Motorista denuncia pedágio em estrada de terra em Goiás; Goinfra diz que cobrança é da gestão Perillo

24 setembro 2025 às 22h00

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*Matéria atualizada em 25/9
Um motorista denunciou, por meio das redes sociais, a cobrança de pedágio em estrada de terra na GO-454, no trecho que liga Mozarlândia (GO) a Cocalinho (MT). O condutor registrou em vídeo a placa que informa os valores: R$ 10 por eixo e R$ 5 para motocicletas.
Apesar da cobrança, a via sequer possui pavimentação. Após passar pela praça de pedágio, os veículos enfrentam aproximadamente 15 quilômetros de estrada de chão, marcada por buracos e poeira. Veja o vídeo:
A situação gerou indignação entre motoristas que utilizam o trajeto. Isso porque, segundo a legislação brasileira, pedágio em estrada sem asfalto é incomum e só pode ser autorizado em vias particulares com permissão oficial.
Em nota, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) alegou que “a cobrança de pedágio foi autorizada em 2004, durante o Governo Marconi Perillo, por meio do contrato de concessão para o Consórcio Caminhos do Sol, responsável pela construção da ponte da GO-454, que liga a GO-164 (Mozarlândia-GO) a Cocalinho (MT).”
Já a assessoria do ex-governador Marconi Perillo negou a informação. Veja a nota ao final da matéria.
Confira nota da Goinfra na íntegra:
“A cobrança de pedágio foi autorizada em 2004, durante o Governo Marconi Perillo, por meio do contrato de concessão para o Consórcio Caminhos do Sol, responsável pela construção da ponte da GO-454, que liga a GO-164 (Mozarlândia-GO) a Cocalinho (MT). A cobrança do pedágio entrou em vigor em 2017, ano que em foi concluída a construção da ponte pela empresa.
Além de autorizar a cobrança de pedágio, a gestão Marconi Perillo descumpriu condicionantes ambientais durante a construção da ponte, o que ensejou a lavratura de auto de infração e a imposição de multa pelo Ibama.”
A partir de 2019, na atual gestão do Governo de Goiás, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) executou a pavimentação de 53 quilômetros da rodovia GO-454, no referido trecho.
O remanescente de 12 quilômetros, que liga o novo asfalto à ponte, fica em um trecho que apresenta obstáculos técnicos à pavimentação do trecho, já que, há períodos do ano, com a cheia do Rio Araguaia, a água atinge cotas que podem interditar a rodovia.
A Goinfra trabalha para a definição de uma solução técnica robusta que possibilite a conclusão da pavimentação da GO-454, atendendo ao desafio hidrológico e protegendo a rodovia dessa zona de forte alagamento e oscilação de cota do Rio Araguaia, com a elaboração de um novo projeto de engenharia que atenda aos requisitos ambientais e também este grande desafio técnico de proteção do corpo estradal.
A previsão de conclusão de toda documentação técnica de contratação da obra está programada para o primeiro semestre de 2026.”
Já a assessoria do ex-governador Marconi Perillo negou a informação e disse que “nos governos de Marconi Perillo não foi instalada e nem mesmo autorizada nenhuma cobrança de pedágio, até porque esse procedimento depende de lei aprovada peja Assembleia Legislativa”.
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