Moradores descobrem possível cemitério indígena em Nova América; veja vídeo
03 agosto 2023 às 13h11
COMPARTILHAR
Um possível cemitério indígena foi descoberto por moradores do povoado de Imbiara, em Nova América, próximo a Terra Indígena Carretão, que fica entre o município e a cidade de Rubiataba. No local foi encontrado um vaso de barro que guardava dentes e placas de cerâmica (veja vídeo abaixo).
O indígena e vereador de Nova América, Cleiton Tapuia (Podemos), acredita que os restos mortais podem pertencer a alguma das etnias Xavante, Javaé, Karajá, Kayapó e Xerente, que foram confinadas no aldeamento Carretão, também conhecido como Pedro III, entre os séculos 17 e 19. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Goiás (Iphan), inclusive, deve fazer uma visita ao local nesta sexta-feira, 4. A descoberta ocorreu na última segunda-feira, 31.
“Como os indígenas ocupavam toda aquela região, provavelmente seja uma urna. Acredito que ela deve ter uns 200 anos. Não são todas as culturas, mas antigamente, quando os indígenas morriam, eles enterravam os restos mortais dos entes queridos juntos com objetos pessoais da pessoa”, explicou.
Cleiton, que faz parte da descendência do antigo aldeamento, acredita que a descoberta será importante para a história goiana. O cemitério deve ser estudado por pesquisadores.
“É muito importante para o nosso povo, uma prova dos nossos ancestrais que ocupavam essas áreas. Somos o que sobrou destes indígenas que eram aprisionados nesses aldeamentos”, concluiu.