Uma força-tarefa com mais de 50 bombeiros foi mobilizada para combater um incêndio florestal que já dura seis dias na Serra Dourada. Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o fogo começou no último sábado, 2. O motivo foi considerado natural, um raio atingiu o topo de uma serra e iniciou as chamas.

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) convocou equipes de vários quarteis, incluindo de Goiânia, além de integrantes do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF); brigadistas da Semad; e até fazendeiros locais. Segundo a tenente Vanessa Furquim, coordenadora de uma das equipes no incêndio, a situação está “crítica”.

“Infelizmente o local é difícil acesso, com muitos morros, serras, grotas e paredões, o que dificulta muito o acesso dos nossos militares. No entanto, nós estamos trabalhando incessantemente para que essas chamas sejam controladas o mais rápido possível. A situação é crítica, estamos com vários focos de incêndio”, informa a tenente do CBMGO.

Segundo a última atualização da Semad, as chamas já consumiram mais de dois mil hectares de vegetação nativa desde às 18h do último sábado. O combate da força-tarefa contra a linha de fogo está sendo realizado no topo do local. As chamas avançam no sentido leste do Parque Estadual da Serra Dourada, em direção à cidade de Goiás.

Leia também:

Comurg removerá gameleira histórica no Centro de Goiânia após incêndio

PF investiga quatro incêndios criminosos em Goiás e no DF