Governo estadual abre inscrições para cursos gratuítos de robótica; saiba como se inscrever
26 setembro 2024 às 13h18
COMPARTILHAR
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) abriu as inscrições para os cursos gratuitos do programa Seguir Transformando Através da Robótica e outras Tecnologias (Start). A iniciativa busca introduzir crianças e jovens entre 8 e 20 anos no mundo da robótica. O prazo para se inscrever termina no dia 7 de outubro.
Durante o curso, os estudantes poderão apreender sobre robótica e tecnologias avançadas. Os 24 laboratórios da Secti estão distribuídos em 21 cidades goianas e as vagas são preferencialmente para alunos de escolas públicas. Cerca de 50% das oportunidades também estão reservadas apenas para as meninas.
Segundo a Secti, o curso será dividido em três módulos: introdutório, intermediário e avançado. No qual os alunos passam pelos fundamentos da robótica e avançam para projetos mais avançados até terem espaço aberto para desenvolver projetos próprios. Assim podendo trabalhar com demandas específicas da própria comunidade local.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, a iniciativa é uma oportunidade para os estudantes entrarem no mundo da tecnologia. “A intenção é proporcionar a esses estudantes, muitas vezes de baixa renda, uma introdução ao mundo da tecnologia, mostrando que esse é um caminho possível”, conta. Ele ressalta que ainda terão acesso a equipamentos de ponta, como drones, impressoras 3D e óculos de realidade virtual.
Já gerente de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secti, Daniele Silva, ressalta que a iniciativa está no programa Goianas na Ciência e Inovação. “Queremos garantir que esses espaços sejam ocupados por elas e, principalmente, criar um sentimento de pertencimento para uma maior equidade de oportunidades”, explica.
As aulas serão realizadas duas vezes por semana, com mais um dia de tira-dúvidas para os participantes, fora que o local estará aberto nos outros dias para a comunidade. Apesar de ser uma iniciativa do governo estadual, o programa tem uma parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG) pela Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec).
Além de Goiânia que tem quatro unidades, o programa também trabalha em outras cidades: Alto Paraíso de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aruanã, Catalão, Cristalina, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mambaí, Mozarlândia, Pirenópolis, Porangatu, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Trindade, Uruana e Valparaíso de Goiás.
Leia também:
Colégios Militares sorteiam 9,6 mil vagas para o ano letivo de 2025
Medida que proíbe celular nas escolas ganha apoio de profissionais de ensino de Goiás