Ex-PSDB Rodrigo Zani traça futuro para fortalecer PT e centro-esquerda no Estado
14 março 2023 às 10h41
COMPARTILHAR
Produtor rural e ex-presidente do PSDB Jovem, Rodrigo Zani assinou ficha de filiação ao PT durante encontro do partido realizado nessa segunda-feira, 13. A troca de partido já havia sido anunciada no início do mês e foi oficializada com a assinatura da ficha. Além de Zani, também filiaram-se Rafael Machado e Marcello Sherman.
Ao Jornal Opção, o ex-PSDB declarou que o interesse pelo PT surgiu ainda em 2018, quando foi designado a coordenar as redes sociais de Geraldo Alckmin, quando era candidato à presidência da República. Ele aponta que lidar diretamente com as reações da militância de internet acendeu alerta para o risco da ascensão da extrema direita. “Vi muita fake news, agressão e conheci o lado podre do bolsonarismo. Diante daquela realidade, [no segundo turno] declarei voto para o professor Fernando Haddad, em defesa da democracia”, explica.
A parti daí, Zani se aproximou do debate com o PT, especialmente na defesa da formação de uma frente ampla de centro-esquerda em Goiás. Nas eleições de 2022, voltou a fortalecer a intenção, com a disposição de ser candidato a deputado estadual dentro dessa proposta. “Como isso não veio, declinei da candidatura. Não via mais sentido nesse projeto e abracei a articulação do PT no Estado”, relembra.
Agora, oficialmente filiado, o produtor rural de Nerópolis espera atuar para garantir a força do partido no município e em todo o estado de Goiás. “Meu projeto político a partir de agora é fortalecer PT e centro-esquerda dentro do meu município”, destaca. “A estratégia é fazer chapa grande de vereadores, com pessoas conhecidas pela qualidade, lançar chapa completa e apresentar candidato a prefeito”.
Quando a se lançar candidato dentro do contexto, ele pontua que ainda é cedo e garante que, a princípio, a ideia é propor a discussão. “Se vou ser candidato ou não, depende da vontade do povo”.
Futuro político
Apesar de reconhecer Nerópolis como reduto político e foco de ações, Zani pontua que a atuação política não deve ficar restrita aos limites do município. Segundo ele, o contato com lideranças de todo o Estado já está sendo articulado. “Muitas lideranças estão me sondando, então acho que posso ajudar o PT nos 246 municípios de Goiás, inclusive em Goiânia. Vou propor que o grande objetivo do partido seja conquistar prefeituras, que seja protagonista na preparação das eleições em 2024”, garante.
Ele ainda atrela o futuro político às articulações para as eleições municipais, deixando em aberto a possibilidade de retorno a um mandato. “Se conseguir desenvolver esse projeto, estou disposto a ser candidato a deputado, ou mesmo a coordenar campanhas”, projeta.