*com informações de Cilas Contijo

Carmeiran Gomes de Faria, de 43 anos, está cursando o último período do curso de farmácia por meio do do projeto “Mais Um Sem Dor”, lançado em 2018 pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). “Antes de vir para o Senai fazer o curso eu estava desempregada e agora posso realizar um dos meus sonhos que é ser farmacêutica”, explicou a estudante.

O projeto tem o intuito de promover a formação humana por meio de aulas de poesia; qualificação profissional, em cursos ofertados pelo Senai (pedreiros e pintores; costura industrial; assistente de cozinha), que duram aproximadamente 60 dias úteis; e, por fim, encaminhamento para o mercado de trabalho formal, principalmente por via de parcerias com empresas/instituições.

“Me inscrevi no curso Mais um Sem Dor, que ajuda os alunos a conseguirerem oportunidades no mercado de trabalho. Tive acesso a equipamentos que são as máquinas mais modernas, de última geração do mercado e estão aqui pra dar essa aprendizagem pra gente. Daqui nós somos encaminhadas para as indústrias farmacêuticas, que são parceiras”, disse Carmeiran.

O projeto de empregabilidade é voltado para indivíduos com perfil de vulnerabilidade, como pessoas em situação de rua, mulheres detentas e vítimas de violência doméstica, entre outros. O “Mais Um Sem Dor” nasceu da união de esforços do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e da Justiça do Trabalho. Desde o seu início, em 2018, até hoje, cerca de mil pessoas já foram qualificadas em dez municípios goianos. É custeado por destinações feitas pelos dois órgãos, as quais têm origem em reparações financeiras pagas por empresas que desrespeitam a legislação trabalhista.

“Ao fim do curso, tem um workshop onde todos os alunos vão montar um currículo e serão encaminhados para as indústrias, que estão de olho nesses alunos porque já saem daqui para preparados para a indústria. Já está um profissional profissionalizado”, concluiu Carmeiran.

Conquistas e oportunidades

O projeto foi vencedor do II Prêmio MPT de Diversidade 2023, criado para identificar, premiar e disseminar projetos e iniciativas bem-sucedidos dentro da instituição que contribuam para ampliar o respeito aos direitos humanos, à igualdade de oportunidades e eficiência institucional.

De acordo com o projeto, as inscrições para o mês de setembro já estão abertas. “Setembro está chegando com novas oportunidades de transformação. As inscrições para os cursos do Projeto Mais Um Sem Dor já estão abertas, e as vagas em Goiânia e Anápolis estão esperando por você”, disse nas redes sociais.

Quem se enquadra nos requisitos do programa, pode se inscrever clicando aqui.