O Jornal Opção antecipou na terça-feira, 29, que o ex-deputado federal Valdivino de Oliveira pode ser o próximo titular da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) de Goiânia. Com experiência anterior no mesmo cargo em Goiânia e Anápolis, ele também já foi secretário da Fazenda em Goiás e do Distrito Federal. Agora ele faz parte da Comissão de Transição pelo lado do prefeito eleito Sandro Mabel (UB).

Segundo informações obtidas pelo Jornal Opção, em reserva, interlocutores e vereadores apontaram que ele seria o favorito ao cargo. As fontes citam que o currículo na área econômica e a experiência política seriam fatores cruciais para a escolha. Lembrando que ele também já foi vice-prefeito na gestão de Iris Rezende entre os anos de 2005 e 2008.  

A respeito dessa possibilidade, o Jornal Opção perguntou ao prefeito eleito Sandro Mabel (UB) a respeito do nome de Valdivino para a pasta. Em resposta, o gestor não descartou essa possibilidade, mas garantiu que a decisão ainda não foi tomada. Mabel justifica que precisa de mais informações para definir qual será o perfil para a Sefin.

“Depende de como vamos encontrar as finanças de Goiânia. Por exemplo, se eu tiver uma finança altamente combalida, que precisa ter negociações com bancos e outras questões, talvez eu não seja o especialista nisso. Então, eu preciso entender o problema para saber qual será o ‘remédio’, a solução, a pessoa (para essa situação)”, justifica o prefeito eleito.

No entanto, Mabel elogiou o currículo de Valdivino e considerou ele um nome “atualizado”. “Estuda muito e está fazendo pós-doutorado em administração pública, então a pessoa é muito atualizada. Ele pode sim, ele é um camarada que entende do assunto e por isso chamei para ajudar nesse processo de transição, mas não tenho esse compromisso com ninguém que está na equipe de transição”, explica o futuro gestor.

Segundo o próximo prefeito, o nome estar na Comissão de Transição não significa automaticamente que a pessoa estará no próximo governo. “Não fiz nenhum compromisso com os nomes que estão na transição quando os chamei para a comissão, seja para ser secretário ou para estar dentro do município”, ressalta.

Opinião da Câmara

O vereador Lucas Kitão (UB) ressaltou que o início do próximo ano será uma situação mais complicada para Goiânia. O parlamentar conta que a situação de déficit fiscal e o processo de austeridade serão dificuldade para o prefeito eleito. Entretanto, ele acredita que Mabel terá um secretário de Finanças com o perfil necessário para a situação.

“Goiânia enfrenta uma situação complicada de déficit fiscal e, no próximo ano, precisará passar por um processo de austeridade. É fundamental otimizar os mais de R$ 8 bilhões que vamos arrecadar em 2025. Isso significa cortar despesas desnecessárias e priorizar áreas básicas que precisam ser bem cuidadas, como educação, saúde, trânsito, transporte, iluminação e pavimentação”, conta o vereador em entrevista para o Jornal Opção.

Kitão também defende articulações junto ao gestor eleito para trazer recursos em outras esferas. “O próximo prefeito deve buscar o que a gestão atual não fez: buscar ajuda nos ministérios e emendas parlamentares para complementar a arrecadação. Goiânia recebe menos emendas parlamentares do que outras cidades e isso é um desafio”, explica.

Para o vereador Denício Trindade (UB), o nome de Valdivino de Oliveira é o ideal para assumir a Sefin. O parlamentar destacou o currículo e a trajetória política dele em Goiás e no Brasil. Principalmente para a situação complicada que pode começar a gestão de Mabel no início do próximo ano, por conta dos problemas fiscais de Goiânia.

“Eu entendo que o próximo secretário precisa dar um ‘choque’ porque ano passado tivemos déficit e tem a questão da dependência da Comurg. (…) Agora, o Valdivino tem currículo e ainda é habilidoso. Agora, essa decisão cabe ao prefeito apenas”, defende o parlamentar.

A mesma opinião também é compartilhada pelos vereadores Welton Lemos (Solidariedade) e Igor Franco (MDB).

Em contato com o Jornal Opção, Lemos afirma que pretende realizar uma análise mais completa sobre a situação financeira de Goiânia para o ano que vem. No entanto, ele considera o nome do professor aposentado da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) como ideal em qualquer situação. “É um excelente nome e de primeiríssima qualidade, com condições de realizar um excelente trabalho em qualquer situação”, conta.

No mesmo sentido, Franco considera que Goiânia precisa de uma atenção especial no lado financeiro no próximo ano. Ao mesmo tempo, ele confia que o próximo prefeito tem essa habilidade para lidar com a situação. “Estamos confiantes e otimistas com o Mabel. Ao mesmo tempo, caso seja escolhido o Valdivino, ele é um cara preparado e qualificado”, aponta o parlamentar, atualmente licenciado da Câmara.

Leia também:

Mabel diz que definiu nome do próximo secretário de Saúde

Confira os nomes da Comissão de Transição para o próximo prefeito de Goiânia