O Terminal da Praça da Bíblia está em fase final de revitalização e deve ser entregue em meados de setembro, segundo o governador em exercício, Daniel Vilela (MDB). A estrutura, que atende mais de 50 mil usuários por dia, recebeu R$ 30 milhões em investimentos. A obra faz parte do projeto de requalificação do Eixo Anhanguera, coordenado pelo Governo de Goiás em parceria com as prefeituras da região metropolitana.

“A ideia é liberar até a segunda quinzena de setembro”, declarou Vilela, durante visita à obra na manhã desta sexta-feira, 18. “Apesar de mais de 90% da obra já estar concluída, ainda restam alguns detalhes tecnológicos que vão demandar mais tempo. Os demais terminais ainda estão em fase inicial, com cerca de 25% de execução. Acreditamos que, até o ano que vem, todos estarão concluídos, inclusive a renovação da frota”, acrescentou.

A intervenção na Praça da Bíblia foi iniciada em setembro do ano passado e inclui sinalização vertical e horizontal; novos banheiros; estruturas de acessibilidade, videomonitoramento e Wi-Fi. Ao mesmo tempo, Vilela relembrou que há obras em andamento em outros terminais, como Praça A, Padre Pelágio e do Dergo. Lembrando que o Terminal Novo Mundo já foi entregue e está em funcionamento.

“Estamos requalificando todo o Eixo Anhanguera, que é um compromisso do nosso governo e do governador Ronaldo Caiado, que liderou esse processo de requalificação junto com os prefeitos da região metropolitana. Ao final de todos esses investimentos e da renovação completa da frota, teremos mais de R$ 1,5 bilhão investidos aqui, com recursos do Governo do Estado e das prefeituras da região metropolitana”, afirmou Vilela.

A meta é entregar todas as intervenções, além da frota de ônibus renovada, até o fim de 2026. Segundo Vilela, o transporte coletivo da região se tornou referência nacional. “Estamos recebendo visitas de outras regiões metropolitanas para conhecer o que foi feito aqui. Ainda levamos essa ideia também ao Governo Federal, em parceria com o Governo do Distrito Federal, para implantar esse modelo no Entorno de Brasília”, destacou

Goiânia

Para o titular da Secretária Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu, a obra é importante para ajudar a alavancar o Centro de Goiânia. “Esse terminal é um dos mais importantes do Eixo Leste-Oeste. A entrega dele representa não apenas uma obra concluída, mas a criação de um ambiente mais humano, limpo, seguro e confortável para a população”, pontuou.

Segundo Abreu, uma das principais reclamações dos usuários do transporte coletivo diz respeito à infraestrutura dos terminais. “Quando você entrega um terminal como esse, você atende uma demanda direta do usuário, que é por mais qualidade no transporte e é isso está sendo feito”, disse o secretário.

Para o vereador Anselmo Pereira (MDB), a estrutura pode ser uma forma de incentivar o uso do transporte coletivo e reduzir o número de veículos nas vias de Goiânia. “Esta ação que está sendo feita permite que o cidadão deixe o seu carro na garagem e percorra dignamente toda a cidade por meio do transporte coletivo”, destacou.

Leia também: Com início da reforma do Terminal Praça da Bíblia usuários terão novo local de embarque a partir de sábado