Com início da reforma do Terminal Praça da Bíblia usuários terão novo local de embarque a partir de sábado
17 setembro 2024 às 17h39
COMPARTILHAR
Com o início da reforma do Terminal da Praça da Bíblia, marcado para este sábado, 21, os usuários do transporte público de Goiânia terão um novo local de embarque provisório. A estrutura foi montada ao lado do terminal. A previsão é que a reforma dure cerca de um ano.
As obras fazem parte da execução do Projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), que envolve recursos do complemento tarifário da passagem de ônibus mantido pelo governo e pelas prefeituras da Região Metropolitana de Goiânia.
De acordo com o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Murilo Ulhôa, o projeto prevê a modernização e reestruturação dos 19 plataformas e 5 terminais do Eixo Anhanguera, com o preço da passagem mantido em R$ 4,30, congelado desde 2019.
“Essa reestruturação seguirá um novo modelo concebido para o transporte coletivo, que tem o passageiro como foco do serviço. Nossa intenção é oferecer um serviço de qualidade e de referência internacional“, disse.
A estrutura do terminal provisório terá locais de embarque e desembarque de passageiros com cobertura, iluminação fotovoltaica durante a noite, câmeras de monitoramento 24 horas, banheiros com acessibilidade e químicos, além de uma base do Batalhão de Terminais da Polícia Militar e de locais para compra de créditos e passagens.
Entre as principais mudanças que serão aplicadas no terminal provisório será o embarque nos ônibus, que deverão ser realizados pela porta dianteira com validação dentro do veículo. O modelo já é adotado em outros terminais. A RMTC afirma que para agilizar o embarque, é preferível que o usuário utilize o Cartão Sitpass.
Em relação ao Eixo Anhanguera, os usuários deverão caminhar cerca de 400 metros até a Estação Vila Bandeirantes para utilizar o serviço. Outra forma é a utilização de uma linha gratuita que será criada para o transporte dos usuários até a Estação Universitária, onde haverá o embarque do Eixo.
A Nova RMTC terá investimentos de R$ 1,6 bilhão, aplicados pelo Estado, prefeituras e concessionárias que operam o serviço. A iniciativa consiste na realização de diversas obras de infraestrutura voltadas ao transporte público coletivo e renovação da frota com aquisição de ônibus elétricos e a diesel, até o final de 2025.
Veja as fotos do projeto
Leia também
Após quase uma década, BRT começa a operar; confira linhas e rotas