Projeto da Câmara Municipal que quer limitar horário de funcionamento de distribuidora é aprovada na CCJ

18 junho 2025 às 19h29

COMPARTILHAR
O Projeto de Lei da Câmara Municipal de Goiânia que busca limitar o horário de funcionamento das distribuidoras de bebida até meia-noite teve parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Segundo o texto, o projeto pretende equiparar os horários das distribuidoras de bebidas aos bares e restaurantes que funcionam no município.
Pela matéria, os estabelecimentos teriam um período de 90 dias para ajustar seguindo as novas regras, após esse preíodo, o Executivo faria o cumprimento da Lei sob penalidade de multa caso houvesse descumprimento da matéria.
A justificativa do projeto, de autoria do vereador Sargento Novandir (MDB), afirma que a elevada taxa de homicídios em frente de distribuidoras (44% dos homicídios em Goiânia) é o principal motivo para a restrição dos horários. “A proposta do presente projeto de lei, o qual visa a ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos que comercializam a venda de bebidas, tem como objetivo combater a criminalidade.”
Além da votação do projeto, o colegiado aprovou uma emenda do vereador Léo José (Solidariedade) que estabelece que os comércios podem funcionar após o horário apenas pelo formato online de delivery.
Com a aprovação, o texto segue para a votação em primeira fase no plenário para que possa ser enviado à comissão temática.
O Jornal Opção entrou em contato com o Sindicato dos Bares (Sindibares) para ouvir o posicionamento da associação quanto aos impactos da medida. Contudo, o grupo afirmou que não deve se posicionar sobre o tema.
Leia mais:
Alexandre de Moraes derruba sigilo de investigações sobre Abin paralela