O programa “Planta Popular”, coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) de Goiânia, sofreu mudanças nos modelos para adequar os projetos de unidades habitacionais à realidade das famílias e às normas trazidas pelas novas legislações municipais inerentes à construção, como o Novo Plano Diretor de Goiânia e o novo Código de Obras e Edificações do município.

As novas plantas oferecidas pela Prefeitura de Goiânia possuem de 48 a 77 metros quadrados, com modelos de dois e três quartos. 

“A atualização dessas legislações levou à necessidade de adequação dos projetos de construção civil na Capital. Com isso, também iniciamos um processo de atualização dos projetos que compõem o programa, tornando-os mais modernos e adequados às necessidades da nossa população”, afirma o secretário municipal de Planejamento, Valfran Ribeiro.

As famílias interessadas no projeto fazem a escolha do modelo que desejam e, após análise de atendimento aos critérios, a Seplanh realiza a emissão do Alvará de Construção, que é a autorização para início das obras.

Para ter acesso ao programa Planta Popular é preciso que as famílias atendam a alguns critérios estabelecidos no projeto, dentre eles, possuir um lote sem construção e renda de até cinco salários mínimos. A abertura dos processos de solicitação da Planta Popular pode ser realizada nas unidades Atende Fácil da Prefeitura de Goiânia e o documento é emitido em até 30 dias.