Mais de 150 cães foram afetados em alagamento de abrigo, segundo vereadora

27 fevereiro 2023 às 08h57

COMPARTILHAR
Cerca de 150 cachorros foram afetados pelo alagamento de sábado, 25, no abrigo Anjos Peludos, ligado à vereadora Luciula do Recanto (PSD). Segundo a parlamentar, os cães saudáveis precisaram ficar no telhado, enquanto os doentes foram levados provisoriamente para baias em reformas. Nenhum animal morreu, mas alguns ficaram feridos.
De acordo com Luciula, a chuva deste final de semana causou diversos estragos no local e serão necessárias reformas para voltar ao funcionamento normal. “Hoje o abrigo está com duas alas de baias desativadas por conta de telhas e portões quebrados. Por falta de escoamento, o pior foi que a inundação também arrastou cães e casinhas”, destacou.
Para resolver o problema de alagamento, a vereadora contou que é necessário fazer um planejamento de drenagem de água. Além de modificar toda a estrutura de escoamento e saneamento, as fossas sépticas também transbordaram. Portões e telhas também precisarão ser substituídos.
“Graças a Deus estamos conseguindo ajuda, mas só vamos saber ao certo nesta semana porque vamos mudar toda engenharia e escoamento da chácara”, disse a parlamentar, em contato com Jornal Opção. “A tendência é que possa ocorrer uma inundação ainda pior e que dessa vez animais morram. Isso seria uma tragédia porque lutamos diariamente para fazer o nosso melhor pelos animais, sem nenhuma assistência pública, somente com a ajuda da sociedade civil”, completou.
Luciula também destacou o trabalho rápido dos caseiros e dos funcionários da chácara que agiram de forma rápida para evitar que tragédia fosse maior. “Quando notaram as telhas voando e quebrando, além do pátio alagado, eles desceram correndo e improvisaram locais para alojamento, quando notaram o aumento do volume de água. Caso não fosse essa intervenção rápida, muitos animais poderiam ter morrido”, pontuou.
A vereadora também compartilhou códigos PIX para colher contribuições para custear os reparos do abrigo e o socorro aos animais atingidos. As colaborações podem ser feitas por meio de chave CNPJ (26.296.042/0001-05) ou número de celular (62 99304-8538).