Mabel lança política de prevenção e combate a incêndios em parques e áreas públicas

15 agosto 2025 às 16h51

COMPARTILHAR
O prefeito Sandro Mabel apresentou nesta sexta-feira, 15, no Jardim Botânico, a Política Municipal de Prevenção e Combate ao Fogo e Conservação da Biodiversidade. O plano reúne ações preventivas, brigadas de incêndio e um sistema integrado de resposta rápida para proteger mais de 70 parques e áreas de conservação da capital. Também foi lançado o Plano de Ação de Combate às Queimadas, elaborado pelo Gabinete de Crise da Prefeitura de Goiânia.
“Nosso compromisso é preservar as áreas verdes de Goiânia e agir com rapidez sempre que houver risco de incêndio. Estamos fortalecendo as ações preventivas e a integração com órgãos estaduais para que a resposta seja imediata”, afirmou Mabel, em entrevista coletiva.
Segundo a presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Zilma Peixoto, é a primeira vez que o município de tem um plano de combate e prevenção de incêndio e proteção da biodiversidade. “Estamos trabalhando principalmente de forma preventiva. Hoje, todos os órgãos estão unidos no sentido de proteger os mais de 70 parques e outras áreas de conservação da cidade. Não se trata apenas de agir durante os incêndios, mas de prevenir que eles aconteçam.”, afirmou.
O plano inclui brigadas florestais treinadas, infraestrutura operacional própria e um aplicativo que permite à população acionar os órgãos em tempo real, garantindo resposta rápida em caso de focos de incêndio. Segundo Zilma, no momento mais crítico da seca, a maioria dos incêndios é por ação humana, e a Guarda Civil nos auxilia a controlar essas situações. Outras ações preventivas também incluem a presença de um caminhão-pipa no Jardim Botânico, por exemplo.
O prefeito também reforçou que a participação popular será fundamental. “Não basta ter equipes e equipamentos. A população é nossa aliada no monitoramento e na denúncia de focos de incêndio, para que possamos agir antes que eles se espalhem”, ressaltou.
Segundo o prefeito, a proteção das áreas verdes é estratégica para o futuro da cidade. Ele explica que que cada parque queimado leva muitos anos para se recuperar. Por isso, defende as ações preventivas.
Plantio de árvores
Além do combate ao fogo, o prefeito afirmou que investe no plantio planejado de árvores, com meta de 400 mil mudas até o fim do mandato. Ele também deseja que a rede municipal seja incentivada a plantar árvores, unindo preservação ambiental e educação. A ideia é priorizar espécies adequadas para Goiânia.
Leia também:
Código Ambiental de Goiânia vai adequar normas às mudanças de nova lei do licenciamento ambiental