COMPARTILHAR

O prefeito de Goiânia e presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Sandro Mabel (UB), defendeu a criação de uma política nacional voltada para o transporte público coletivo durante a Seminário Nacional da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) 2025, em Brasília. 

Na reunião, Mabel detalhou o cenário do transporte coletivo encontrado em Goiânia quando assumiu a gestão da Prefeitura em 2025, com a redução da velocidade média dos veículos e longos tempos de espera. Como resultado disso, apresentou o programa “Nova Mobilidade” que promoveu a metronização do transporte público coletivo, com a fluidez de 30% dos trechos do BRT, regularidade operacional e obras de engenharia de trânsito.  

“Tentamos dar uma solução em Goiás que tem se mostrado competente. Na pandemia, o governador Ronaldo Caiado pegou o setor e deu uma boa alinhada, renovou as frotas, e agora demos uma turbinada na eficiência.”

A declaração do prefeito ocorreu no primeiro dia do NTU 2025, com o tema de “Rotas para um Transporte Público mais Sustentável”. Além da responsabilidade das prefeituras, Mabel fala sobre a importância da integração entre trânsito e transporte, parcerias público privadas (PPP) com transparência e metas, além da mudança de visão sobre o subsídio. “Quando me tornei prefeito me comprometi a colocar em prática tudo o que pensava de bom [do transporte coletivo]. Tem solução, tem condição de melhorar, o transporte público precisa ser olhado por outro ângulo, com olhar para a eficiência.”

Leia também: Pontes de Goiânia podem cair? Justiça determina obras emergenciais

A 10 dias do fim do prazo, nove municípios de Goiás ainda não mandaram documentos para obras do Novo PAC