Jóquei Clube pode virar polo gastronômico
08 dezembro 2023 às 08h54
COMPARTILHAR
Uma das apostas do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) para seu projeto de reeleição está voltado para a revitalização do Centro de Goiânia, com a criação de um polo gastronômico no Jóquei Clube, o incentivo a oferta de estacionamento em edifícios-garagem e o fomento à cultura. O projeto de lei que trata desses pontos foi entregue pessoalmente nesta quinta-feira, 7, à Câmara Municipal de Goiânia e foi batizado de Centraliza.
A proposta prevê ainda a revitalização do Bosque dos Buritis com a instalação de uma fonte de espetáculos. A ideia é combater os chamados “vazios urbanos” e consolidar a ocupação da região e estimular a diversidade cultural e atrair novas empresas. As reuniões com diversos institutos, associações, sindicatos e representantes do setor produtivo viabilizaram a elaboração da melhor proposta possível para o Centro”, destacou o secretário municipal de Finanças, Vinicius Henrique Alves.
Isenção de impostos
O programa estabelece a isenção e/ou redução de impostos para estacionamentos, escolas, novos moradores e comerciantes. Na proposta, a ideia é aproveitar a infraestrutura urbana existente para ampliar à população de diferentes faixas de renda mais acesso a moradia.
A revitalização das fachadas e calçadas pode isentar o IPTU por até 10 anos. Para que a isenção ocorra, os moradores deverão realizar intervenções de até 5% nos imóveis.
Já os imóveis comerciais das áreas de potencialidades econômicas receberão isenção total do ITBI nas transmissões registradas no cartório competente dentro de um prazo máximo de 5 anos.
Projeto Centraliza
Conforme adiantado pelo Jornal Opção, a proposta inclui a pedestrianização de um trecho da Av. Anhanguera, além de incentivos fiscais para empresas que preservarem arquitetura local. Outro ponto destacado no projeto é a inclusão de eventos esportivos e culturais como forma de atrair público para a região.
Os eixos temáticos propostos pela prefeitura de Goiânia tem como objetivo “levar goianiense de volta à emblemática região da cidade para morar, divertir, conhecer, trabalhar, estudar, investir, conviver e se desenvolver”.
Leia também: Centro de Goiânia: revitalização inclui isenção de imposto, ‘pedestrianização’ e incentivo à cultura
Centro de Goiânia: proposta de revitalização inclui desconto e isenção de IPTU; entenda