O avanço das tecnologias gerou inúmeros benefícios para a sociedade, incluindo diversas comodidades durante o dia-a-dia das pessoas, facilidades para a rotina no geral. Entretanto, o vereador Denício Trindade (MDB) alertou que os novos dispositivos pode causar malefícios, como vícios e assédio virtual. Por isso, ele apresentou nesta quinta-feira, 15, um projeto para implementar a Semana de Orientação,

Prevenção e Combate aos Malefícios do Uso Excessivo de Dispositivos Digitais em Goiânia.
Segundo o parlamentar, o objetivo do projeto é promover palestras preventivas nas redes de ensino público e privados sobre o uso dos dispositivos. Ao mesmo tempo, ainda abrir um espaço para rodas de conversa e diálogo entre os alunos e profissionais na área. Tudo para conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos do mal uso.

“Hoje esses dispositivos estão permanentemente na frente dos nossos jovens”, destacou Trindade, ressaltando que na sua infância não havia tais tecnologias. “É necessário que os pais acompanhem o seu filho no manuseio desses equipamentos. O propósito maior disso é em relação a saúde, mas é preciso destacar outros riscos”, completou.

Entre esses riscos, além do vício, Denício alertou para exposição de conteúdos inadequados e o assédio virtual, conhecido como “cyberbullying”. Além do perigo da exploração sexual, incluindo práticas de chantagem. Outro ponto abordado foram os estímulos para causar atentados nas escolas.

“Estatisticamente falando, a divulgação sem cuidados de atentados pode fomentar outras pessoas a realizarem outros ataques. Isso pode provocar um desencadeamento de outras agressões”, contou o vereador, ainda ressaltando que também possui um projeto para proibir tal exposição.