A secretária Municipal de Relações Institucionais de Goiânia, Maria Yvelônia dos Santos Araújo Barbosa, é a nova Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano (Sedhs). A nomeação foi oficializada em decreto assinado pelo prefeito Rogério Cruz nessa quinta-feira, 23. Com isso, ela acumula os dois cargos.

Maria Yvelônia assume o comando da Sedhs após saída de Nélio Fortunato, que foi exonerado pelo prefeito Rogério Cruz, com quem divide o partido Republicanos. Com a nomeação, a secretária é a terceira pessoa da prefeitura de Goiânia a assumir dois cargos de primeiro escalão.

Maria Yvelônia dos Santos Araujo Barbosa é graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Além disso, Maria Yvelônia também foi secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A secretária é ligada a ex-ministra das Mulheres, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, também do Republicanos.

Ela também é pré-candidata a prefeitura de Valparaíso de Goiás em 2024.