Crianças passam mal em escola após inalarem amônia em Goiânia
28 abril 2023 às 15h07
COMPARTILHAR
O tombamento de um caminhão, nesta sexta-feira, 28, provocou o derramamento de amônia e fez crianças passarem mal, com irritação nos olhos e garganta. O acidente ocorreu próximo à Escola João Crisóstomo Rosa, no Setor Novo Mundo, em Goiânia, e atingiu a fábrica da Itambé, na região.
Segundo uma funcionária da unidade, uma coordenadora até desmaiou, mas foi socorrida pelo próprio filho e levada a uma unidade de saúde. No momento, cerca de 130 crianças estavam na escola e foram dispensadas.
Antes dos pais e responsáveis buscarem os alunos da instituição, que atende até o 5º ano do ensino fundamental, uma funcionária afirmou que equipes levaram as crianças para um local aberto na tentativa de diminuir os sintomas provocados pelo derramamento de amônia. Foram distribuídas máscaras cirúrgicas, água e frutas para reduzir a inalação da substância.
Representantes da Secretaria Municipal de Educação, a Guarda Civil Metropolitana (GCM), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estiveram no local. Três vítimas foram atendidas pelos militares no local, mas a corporação não informou o estado de saúde delas.
Amônia
A amônia, ou amoníaco (NH3), é um gás que não tem cor e alcalino, ou seja, que possui seu pH superior a 7. Em condições normais de temperatura e pressão, é um produto irritativo e pode ser solúvel em água caso seu pH esteja ácido, ou seja, abaixo de 7.
Ela é matéria-prima para fabricação, por exemplo, de fertilizantes agrícolas, fibras e plásitcos, produtos de limpeza e até explosivos. A sua ingestão pode causar náusea, vômitos e inchação nos lábios, boca e laringe.
Quando concentrada, a amônia em contato com a pele produz necrose dos tecidos e profundas queimaduras. Nos olhos, pode causar lacrimejação, conjuntivites, irritação da córnea e cegueria temporária ou até mesmo permanente.