Formada em economia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Gabriela Fernandes, 22, conquistou vaga no programa de mestrado da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para conseguir bancar a viagem e os custos dos estudos, a goiana fez uma vaquinha online e rifas. “Não é só um sonho meu, tenho aspirações de levar essa pesquisa que comecei na UFG lá fora e colaborar com a Universidade e o país”, conta.

Focada na iniciação científica desde a graduação, Fernandes terminou a pós-graduação e ingressou no mercado de trabalho. “Minha pós foi na área de desenvolvimento econômico, mas eu não tinha sanado a minha vontade de fazer a graduação”, lembra.

A escolha das universidades europeias se deu pelo tema de interesse: Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular. Por mais que arrecadar fundos para estudar fora seja um desafio, a economista tem boas expectativas. “Não consegui um patrocinador, nem uma bolsa de estudos. Os custos para quem precisa chegar lá são bem altos. Não somente o custo da mensalidade, mas os custos de aluguel, água, energia, alimentação, transporte, e o custo prévio”, explica.

Aprovada em sete Universidades

Gabriela foi aprovada em cursos de mestrado na área de desenvolvimento econômico em 7 universidades, como a University of Glasgow, University of Bath, Barcelona School of Economics, The Geneva Graduate Institute, Bournemouth University, Universidad Carlos III Madrid e, também, a renomada University of Cambridge. “Isso me fez pensar que: metade do caminho já está ‘andado’. Agora falta a outra metade, e eu decidi pedir ajuda. Os custos para realizar esse sonho são altos, e eu não consigo pagá-los. O curso de ‘Development Studies’ custa 35 mil libras e, ainda, a Universidade requer 13 mil libras para os custos de vida, sem contar os recursos com documentação, visto e deslocamento. Embora eu saiba que é uma missão quase impossível, acredito que consigo chegar lá”.

Como ajudar

Além da vaquinha online, a estudante aposta em rifas para levantar fundos para os estudos. A rifa custa R$ 25 e o vencedor leva um Iphone para cara.

Pix: 62 9 8110 0206 – Gabriela Fernandes – Confira as regras


E-mail:
 [email protected]

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/gabriela-fernandes-76212a1aa/