Após enfrentar boicote de algumas jogadoras, a Espanha estreou na Copa do Mundo feminina com uma vitória tranquila sobre a Costa Rica, por 3 a 0. A partida foi válida pela primeira rodada do Grupo C. Todos os gols da partida foram marcados no primeiro tempo, e em intervalo de sete minutos. Del Campo (contra), Bonmati e González balançaram as redes. As espanholas terminaram a partida com impressionantes 45 finalizações, sendo 12 delas no gol. O placar só não foi mais elástico devido à boa atuação da goleira Solera, que defendeu pênalti e brilhou no segundo tempo.

Em jogo com pênalti perdido e expulsão, Nigéria e Canadá ficaram no 0 a 0, no Estádio Melbourne Rectangular, pela primeira rodada da fase do Grupo B. Christine Sinclair, de 40 anos, principal estrela do favorito Canadá, perdeu um pênalti no início do segundo tempo. A goleira Nnadozie, que parou a cobrança, foi o grande destaque da partida. A meio-campista Abiodun, da Nigéria, foi expulsa no final da partida após entrada dura em Lawrence.

Já a Suíça bateu a seleção de Filipinas por 2 a 0, pelo Grupo A. Os gols foram de Bachmann e Piubel. A vitória colocou a equipe na liderança, com os mesmos três pontos da anfitriã Nova Zelândia, que derrotou a Noruega na abertura do Mundial. No desempate, as suíças estão na frente por causa do saldo de gols.