Apesar disso, argentinos possuem maior número de títulos da Libertadores, com 25 no total, sendo que, o Independiente já conquistou por sete vezes, e logo atrás – vem: Boca Juniors com seis e River Plate com quatro. Porém, no último século, os times brasileiros têm mostrado uma superioridade e vontade de superar os Hermano

Na noite da última quarta-feira, 7, o Flamengo mais uma vez superou o Vélez Sarsfield (Argentina), jogando no Maracanã. De virada, o rubro negro venceu por 2×1, consolidando a vitória anterior, por 4×0 na Argentina. Com o resultado, o Flamengo disputará sua terceira final da Copa Libertadores, nos últimos quatro anos. A grande final será em jogo único no dia 29 de outubro – ainda sem horário definido –, no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador. A data ocorre cerca de um mês antes do habitual, em função da Copa do Mundo.

O time mais querido do Brasil irá enfrentar o Athlético Paranaense, que, por sua vez, eliminou o bicampeão Palmeiras – ganhando em casa e empatando no Allianz Parque. Os paranaenses não se intimidaram e, mesmo com elenco considerado inferior ao do Palmeiras, conseguiram acabar com os sonhos do Porco de ser tricampeão.

Com Flamengo e Athlético, a decisão será a terceira consecutiva entre brasileiros. Na primeira, entre Palmeiras e Santos em 2020, deu Palmeiras. Na segunda, em 2021, o Palmeiras saiu novamente vitorioso, desta vez em partida contra o Flamengo. Agora, são os cariocas que repetem o feito de voltar a final, tentando garantir o título que escapou no ano passado.

Apesar da sequência de boas finais para o Brasil, os argentinos ainda possuem o maior número de títulos da Libertadores. São 25 no total, sendo que o Independiente já conquistou por sete vezes, Boca Juniors seis e River Plate quatro. Porém, no último século os times brasileiros têm mostrado uma superioridade e vontade de superar os Hermanos. Já são 21 títulos, com destaque para São Paulo, Santos, Grêmio e Palmeiras, com três feitos cada. O Flamengo vem logo atrás com dois títulos e com muita sede de encostar nos maiores vencedores.

Já o Athlético Paranaense jogou sua última final de Libertadores há 17 anos e nunca venceu o torneio. Desta vez, os paranaenses têm a seu favor o técnico que mais vezes disputou finais da competição. Ao todo, são quatro decisões de Luiz Felipe Scolari, com duas vitórias.

O Flamengo chega de forma invicta para a decisão, impondo respeito com um histórico de 12 jogos sem perder na competição. Se o time carioca conquistar o título, quebrará um tabu que só outro time brasileiro possuía: o Corinthians de 2012. O Flamengo conta com o seu maior artilheiro de uma só edição de Libertadores, com 12 gols. Com essa marca, Pedro ultrapassa Zico e Gabigol, com 11. Pedro é o artilheiro isolado da competição e está na expectativa de uma convocação do técnico Tite na próxima sexta-feira, 9, para dois jogos amistosos contra Gana e Tunísia.