A Copa do Mundo pode ganhar uma nova expansão nos próximos anos. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou que a entidade vai discutir a possibilidade de ampliar o torneio de 48 para 64 seleções, proposta que voltou à pauta após o sucesso do novo formato adotado na edição de 2026.

Em entrevista ao portal suíço Bluewin, Infantino confirmou que o tema será debatido pelos órgãos dirigentes da Fifa depois do encerramento do atual Mundial.

“Algumas pessoas já sugerem ampliar o torneio para 64 seleções. Certamente esse assunto será analisado após esta Copa do Mundo e discutido pelos órgãos dirigentes da Fifa”, afirmou.

Pouco depois da declaração, a própria Fifa divulgou uma nota explicando que a proposta surgiu durante uma reunião do Conselho da entidade, realizada em março de 2025. Segundo o comunicado, uma integrante do Conselho levantou espontaneamente a possibilidade de um Mundial com 64 equipes em 2030, ano em que a competição completará 100 anos.

A entidade ressaltou que não existe qualquer decisão tomada, mas destacou que tem a obrigação de analisar formalmente todas as propostas apresentadas por membros do Conselho.

Formato com 48 equipes agradou à Fifa

A Copa do Mundo de 2026 marcou a estreia do novo modelo com 48 seleções, substituindo o formato de 32 equipes utilizado entre 1998 e 2022.

Para Infantino, a mudança foi bem-sucedida e mostrou que o futebol está cada vez mais competitivo em diferentes regiões do planeta.

“Quando você organiza uma Copa do Mundo, organiza para o mundo inteiro. Não apenas para Europa e América do Sul, mas para todos os continentes. Todas as nações sonham em disputar uma Copa do Mundo”, afirmou.

Segundo o dirigente, ampliar o número de participantes também serve como incentivo ao desenvolvimento do futebol em países que historicamente têm poucas oportunidades de disputar o principal torneio da modalidade.

A edição deste ano teve estreantes como Cabo Verde, que se tornou uma das principais surpresas da competição.

Conmebol é uma das defensoras da ideia

A proposta de ampliar a Copa para 64 seleções ganhou força inicialmente na Conmebol, que desde 2025 defende um torneio maior para celebrar o centenário da competição.

O presidente da entidade sul-americana, Alejandro Domínguez, já classificou a ideia como um “sonho”. A mudança também aumentaria a participação da América do Sul na Copa de 2030.

Pelo formato atual, Argentina, Uruguai e Paraguai receberão apenas uma partida cada, enquanto Espanha, Portugal e Marrocos sediarão o restante do Mundial. Caso o torneio seja ampliado para 64 equipes, a expectativa é que os países sul-americanos possam receber um número maior de jogos.

Mudança ainda depende de aprovação

Apesar da sinalização de Infantino, a expansão para 64 seleções ainda está longe de ser confirmada.

A proposta precisará ser analisada e aprovada pelo Conselho da Fifa antes de qualquer alteração no regulamento da competição. A expectativa é que as discussões avancem apenas após a conclusão da Copa do Mundo de 2026.

Se aprovada, a mudança representará a segunda grande expansão consecutiva do torneio, que passou de 32 para 48 seleções neste Mundial e poderá chegar a 64 equipes já na edição de 2030, comemorativa dos 100 anos da Copa do Mundo.