Com informações de Cilas Gontijo

Foi com uma megafesta que foi aberto neste domingo, 2, o maior torneio de futebol infantil do planeta, o GoCup. O evento foi realizado no Estádio Olímpico, em Goiânia, que vai sediar as finais da competição, no próximo sábado, dia 8. Durante a semana, as partidas serão disputadas em Aparecida de Goiânia, no Gramados Centro Juvenil de Recreio, que conta com 35 campos de futebol em um só espaço.

Segundo o organizador do evento, Roberto Faria, nessa primeira edição pós-pandemia, 316 equipes disputarão o campeonato, que já é o maior da história. Mais de quatro mil crianças participam da competição. São 15 equipes internacionais, além de times representantes de 24 Estados brasileiros. 40% das equipes são de Goiás.

Esta será a nona edição do evento esportivo que já se estabelece no calendário nacional como a competição mais cobiçada nas divisões sub-6 a sub-13. 12 clubes da série A do Campeonato Brasileiro são presença confirmada na competição. Além do Goiás, participam Palmeiras, Flamengo, Corinthians, Atlético Mineiro, Grêmio, Cruzeiro, América Mineiro, Botafogo, Fluminense, Red Bull Bragantino e Cuiabá. Vila Nova e Atlético Goianiense também estarão presentes.

Além disso, de 15% a 20% das crianças que jogam no Go Cup vêm de projetos sociais e participam gratuitamente. “Muito mais do que uma competição, nós temos uma confraternização. Troca de experiências, troca de cultura e a possibilidade de, através do esporte, levar educação para essas crianças”, avaliou o organizador.


Governo de Goiás apoia essa ideia

O vice-governador Daniel Vilela (MDB), que já jogou futebol profissionalmente, esteve presente no evento e garantiu que a ideia é que o torneio cresça ainda mais nos próximos anos, com o suporte do governo de Goiás. ” Queremos fazer um campeonato que seja uma referência mundal”, afirmou.

Autoridades prestigiaram a abertura do evento | Foto: Leo Iran

O diretor de fomento ao turismo da Goiás Turismo, Gustavo Faria Coutinho, reforça a importância da escolha de Goiânia e Aparecida como cidades sedes da competição. “A gente espera que nos próximos anos eles venham não apenas para competir, mas para descobrir cada vez mais nosso Estado”, disse.

Para o secetário de Esporte e Lazer de Aparecida de Goiânia, Gerfeson Aragão, esse evento “representa muito para o futuro dessas crianças”. Além disso, ele reforça que o campeonato movimenta toda a cadeia produtiva do município e dá oportunidade para os pequenos. “Nessa semana, Aparecida de Goiânia é considerada a capital do futebol infantil do mundo”, finalizou.

Futebol é coisa de menina

O Go Cup tem o aspecto social, proporcionando às crianças de projetos sociais uma experiência única, além de incentivar o futebol feminino desde a base. prova disso é a estudante Maria Eduarda, de 15 anos, que é uma das jogadoras do torneio. Seu time, o Adef Eletrobrás Furnas, veio de Brasília e sonha em levar a taça pra casa.

Time feminino Adef Eletrobrás Furnas | Foto: Leo Iran

O time de Maria Eduarda é um projeto social de inclusão que tem apoio da Eletrobrás Furnas. Ela vai jogar nesta segunda-feira, 3, contra o time do Santos e a expectativa é de vitória. “Gostei da torcida que veio, não esperava tanta gente assim”, comentou a estudante. “Estamos na torcida”, completou a superintendente de comunicação da Eletrobrás Furnas, Ana Claudia Gesteira.

Maria Eduarda, de 15 anos, é jogadora do time Adef Eletrobrás Furnas | Foto: Leo Iran