Com tradição e presença no futebol brasileiro, o futebol goiano é detentor de grandes craques do esporte, incluindo nomes que estiveram em evidência em nível mundial. No entanto, caso Goiás se emancipasse do Brasil e se tornasse um novo país, qual seria a seleção histórica goiana?

O Jornal Opção montou uma escalação repletas de feras do futebol goiano com nomes de todas as épocas. Confira:

Goleiro: Kléber Guerra

Foto: João Batista Filho

Nascido em Buriti Alegre, o goleiro Kléber Guerra foi revelado pelo Goiás e fez carreira pelo time nos anos 1990. Posteriormente, o arqueiro ainda construiu uma carreira sólida pelo Brasil, com atuações pelo Fluminense, Atlético-Mg, Botafogo e Coritiba até se aposentar em 2007.

Lateral direito: Zé Teodoro

Foto: Luciano Santos

Natural de Anápolis, o lateral direito era conhecido pelo seu chute forte e arrancadas para o ataque, além de ser considerado valente. Brilhou pelo Goiás, time que o revelou, e se consagrou pelo São Paulo. Posteriormente, ele também trilhou uma carreira como treinador.

Zagueiro: Macalé

Foto: Chico Santo

Raimundo José Corrêa, conhecido como Macalé nasceu em Goiânia e é mais da lista que fez carreira pelo Goiás. Com mais de dez anos atuando pelo esmeraldino, ele também teve uma passagem de quatro ano pelo XV de Piracicaba no início dos anos 1970.

Zagueiro: Ernando

Foto: Rosiron Rodrigues

Outro que foi revelado pelo Goiás é o zagueiro Ernando, um dos principais defensores do time nos anos 2000. Natural de Formosa, ele era considerado sólido e um líder dentro de campo. Além do clube goiano, o defensor passou pelo Internacional, Vasco e o Bahia.

Lateral esquerdo: Mário Sérgio

Foto: Reprodução/Avaí

Nascido em Aruanã, Mário Sérgio era uma das principais promessas do Goiás daquele time que foi vice da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Atualmente ele está no Avaí e jogou em diversas equipes pelo Brasil.

Volante: Uidemar

Foto: Reprodução

O volante nascido em Damolândia teve uma carreira de sucesso nas décadas de 1980 e 1990, reconhecido por ser um volante clássico. Fez carreira pelo Goiás e no Flamengo, além de colecionar uma passagem pelo futebol mexicano e convocações para a Seleção Brasileira.

Volante: Fernando Reges

Foto: Getty Images

Para completar o histórico de Uidermar, temos o primeiro jogador em atividade na lista: Fernando, natural de Alto Paraíso. Revelado pelo Vila Nova, o jogador acumulada uma grande carreira pela Europa, com passagens pelo Manchester City, de Pep Guardiola, Porto e Sevilla. Após um retorno breve e conturbado pelo clube de formação, hoje ele atual pelo Internacional.

Volante: Arthur Melo

Foto: Reprodução/CBF

Outro que está em atividade é o volante Arthur Melo, que vamos escalar no time com um papel maior na criação. Com passagens pelo Barcelona e Liverpool, ele atuou emprestado pela Juventus na Fiorentina. Campeão da Copa América em 2019, ele natural de Goiânia, mas foi revelado pelo Grêmio, após passagem pela base do Goiás.

Atacante: Paulo Nunes

Foto: Reprodução

Nascido em Pontalina, o atacante Paulo Nunes foi um dos ícones do futebol brasileiro durante os anos 1990. O atacante atuou pelos principais times do Brasil, como Flamengo, Palmeiras e Corinthians, além de acumular uma passagem pelo Benfica, em Portugal. Atualmente ele é comentarista esportivo.

Atacante: Fernandão

Foto: Reprodução

Fernando Lúcio da Costa, conhecido como Fernandão, nasceu em Goiânia e fez uma carreira admirável no Goiás e no Internacional. Campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes pelo Colorado em 2006, o centro-avante é lembrado pelo seu espírito de liderança. Infelizmente, ele morreu em um acidente de helicóptero em 2014.

Atacante: Túlio Maravilha

Foto: Reprodução

Para fechar a lista, outro nome nascido na capital: Túlio Humberto Pereira Costa. Conhecido como Túlio Maravilha, o atacante atuou por dezenas de clubes até alcançar a sua marca de 1.000 gols marcados. Revelado pelo Goiás, o jogador também teve passagens pelo rival Vila Nova.

Menções honrosas: Douglas (lateral direito), Luís Ricardo (lateral direito), Lucas Silva (volante), Sandro Goiano (volante), Felipe Menezes (meia), Jorginho (meia), Sonny Anderson (atacante), Luciano (atacante), Dudu (atacante) e Baltazar (atacante).

Leia também:

Vila Nova surpreende e se classifica para a final da Copa Verde

Ex-treinador do Vila Nova, Lucas Oliveira morre aos 43 anos