Claro barra transmissão da Sul-Americana em TV aberta
28 setembro 2022 às 10h03
COMPARTILHAR
A grande final da Copa Sul-Americana entre São Paulo e Independiente DeL Valle (Equador) não será mais transmitida em canal aberto, ventilado alguns dias atrás. O SBT havia ganhado da Conmebol o direito de transmissão da final, como forma de premiação por ter adquirido os direitos para transmitir a competição a partir de 2023, mas não conseguiu fechar o acordo.
A Claro, uma das donas da Conmebol TV, melou a negociação e não autorizou a transmissão. Além do SBT, o veto foi estendido ao canal fechado ESPN, do Grupo Disney. Com isso, a partida terá transmissão exclusiva da Conmebol TV no próximo sábado, 01, às 17h, no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina.
Tanto ESPN quanto SBT já garantinram os direitos para transmitir a Copa Sul-Americana de 2023 até 2026.
Negociação
De início, havia uma conversa entre a Conmebol e as donas dos direitos para que não houvesse exclusividade do pay-per-view, o que possibilitaria maior audiência, inclusive, internacional. A Sky acenou positivamente para o acordo, mas a Claro – que detém a maior fatia do bolo –, não abriu mão da exclusividade. A empresa alegou que haveria perda financeira considerável com um alcance menor do canal.
Dessa maneira, torcedores que quiserem assistir ao jogo em casa terão que assinar o canal na sua operadora, seja para acompanhar pela TV ou por streaming.
Jejum
O São Paulo está com jejum de dez anos sem título de grande expressão. O derradeiro foi justamente quando ganhou a Sul-Americana, em 2015. A decisão foi contra o Tigre da Argentina no Morumbi, em um jogo que só teve 45 minutos, porque o time argentino não voltou para a segunda etapa. Na época, jogadores justificaram o não retorno dizendo que foram ameaçados pela polícia brasileira, em consequência de uma briga ainda no final do primeiro tempo.
Com o empate sem gols no jogo de ida e um placar de 2×0 do primeiro tempo em casa, o tricolor sagrou-se campeão. O último título do time paulista nesse intervalo de 10 anos, foi o Campeonato Paulista de 2021, vencendo o Palmeiras. Vivendo um ano ruim, o tricolor tem a chance de dá volta por cima ganhando um título internacional.
*Cilas Gontijo é estagiário do Jornal Opção em convênio com a UniAraguaia, sob a supervisão do editor PH Mota.