Champions League contará com 51 jogadores brasileiros
06 setembro 2022 às 15h10
COMPARTILHAR
Começa nesta terça-feira, 6, a fase de grupos da UEFA Champions League temporada 2022/23, com um impressionante número de jogadores brasileiros espalhados pelos vários clubes europeus. São 51 brasileiros distribuídos em 20 clubes de um total de 32 equipes que disputarão a competição. O destaque vai para o nordeste brasileiro com nove atletas inscritos.
A lista ainda pode aumentar, haja visto que alguns nomes foram deixados de fora das relações oficiais enviadas pelos clubes. É o caso, por exemplo, do pernambucano Kaio Jorge da Juventus.
Não é à toa que o Brasil é chamado de “o pais do futebol”, a terra Tupiniquim tem se consolidado como um celeiro de bons jogadores de futebol. É lógico que, nem todos se tornaram craques ou gênio da bola, mas se destacam por onde passam, mostrando o que o Brasil tem de melhor nos gramados. A grande maioria dos craques está nos considerados times grandes da Europa.
O Porto de Portugal é o participante com maior quantidade de atletas, sete no total, sendo seis são nordestinos.
Dos 51 jogadores que disputarão o maior torneio de clubes do mundo, pelo menos 15% estarão na lista dos convocados por Tite para a disputa do mundial que será no Catar. Alguns nomes como Neymar e Marquinhos (PSG); Alisson e Fabinho (Liverpool); Vinicius Jr, Rodrigo e Éder Militão (Real Madrid); Raphinha (Barcelona); Richarlison (Tottenham); e Thiago Silva (Chelsea) são figuras praticamente definidos por Tite. Estamos falando dos jogadores que vão jogar o torneio e, logo em seguida, estarão no mundial de seleções.
Mesmo com o alto número de craques, esta edição da Champions não é a que possui maior número de atletas brasileiros. Se compararmos com a da temporada 2021/22, que tinha inscrito 72 jogadores, houve uma queda de 21 brasileiros.