A seleção brasileira de beisebol está realizando uma campanha histórica durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Surpreendendo diversas equipes de peso na modalidade, os brasileiros já garantiram a prata. Entretanto, eles buscam o título neste sábado, 28, a partir das 15h, contra a Colômbia.

Com vitórias contra Cuba, Venezuela e a própria Colômbia na fase inicial do torneio, o Brasil apenas foi derrotado pelo México no último jogo do quadrangular final. Entretanto, a partida serviu apenas para descansar alguns braços e rodar o elenco antes do grande duelo. Por exemplo, o arremessador André Rienzo foi escalado fora de posição.

Além de Rienzo, a equipe do técnico Ramon Ito também terá à disposição Léo Natel, Eric Pardinho e Gabriel Barbosa para os arremessos. Ao mesmo tempo, não há desfalques entre os rebatedores da equipe. Ou seja, força máxima para os brasileiros.

Antes de Santiago em 2023, o melhor resultado do Brasil no beisebol dos Jogos Pan-Americanos foi a sétima colocação na edição de São Paulo, realizada em 1963. Fora que desde 2007, no Rio de Janeiro, os brasileiros não disputavam a modalidade na competição.